Moto lançada pela Honda em 1988 com motor 150cc, mais só em 1994 tornou-se NX 200 por conta do seu motor de 194cc, foi fabricada até 2001. Foi um projeto de uma nova concepção de moto nacional e foi a primeira moto trail com estilo free style com partida elétrica e pedal.
As motos nacionais vêm ganhando as trilhas do país, com uma moto preparada e um piloto com conhecimento são peças fundamentais para uma boa trila. O meu objetivo nesse artigo não é mostrar como você ira preparar sua moto para competições, lógico que essa preparação não fica muito longe disso, mais o foco é pra quem curte pegar a moto no fim de semana para se divertir. Não muito diferente dos outros artigos de preparação (Tornado 250 e DT 180) iremos conhecer algumas modificações e dicas de como preparar e aproveitar o melhor de nossa moto e da trilha.
Apesar de ser uma moto de “baixa” cilindrada essa moto chega a surpreender pelo seu rendimento em trilhas e enduro. Possui uma potência suficiente para encarar qualquer desafio e uma ótima suspensão. Apesar desses atributos ela precisa de uma preparação mínima, a seguir segue algumas dicas, fruto de pesquisas:
Relação de Transmissão
Comece substituindo a original por uma com Coroa de 48 dentes e um Pinhão de 12 dentes. Com essa relação mais curta, sua moto perde um pouco de velocidade final, mas ganha muito mais força, ficando mais adequada ao uso off road. Além disso, coloque uma corrente com Retentor, pois ela impede que a lama e areia entre nos roletes desgastando-a mais rápido.
Ponteira de escape
A ponteira de escape original, além de muito pesada, possui muito material interno para abafar o ruído. Esse excesso de material segura muito a saída dos gases, “amarrando” dessa forma o motor, deixando-o mais “preso”. Instale uma Ponteira do tipo esportiva, de Alumínio.
Além de deixar a sua moto mais leve, oferece algum ganho de potência, deixa com um ruído mais forte e a moto fica mais “esperta” nas respostas.
Protetor de Mão
Acessório de proteção muito importante, que não mencionei nos artigos anteriores, pois nas trilhas ou competições as mãos ficam muito expostas a impactos contra árvores ou mesmo por objetos lançados por outras motos como pedras. Além disso, ajudam a proteger os manetes em caso de queda. Você pode instalar um Protetor de Mão Aberto, que é mais barato e protege contra objetos lançados por outras motos, mas não protegem de impactos mais fortes. Ou um
Protetor de Mão Fechado.
Guidão
Retire o original de Aço e instale um de Alumínio, com isso você deixa sua moto mais leve, resistente e da um melhor visual, pois o guidão de alumínio tem essa característica.
Dica: Você pode instalar um modelo Polido ou Dourado da Three Heads ou ainda um tipo Fat Bar, que é ainda mais resistente, bonito e oferece uma melhor posição de pilotagem.
Number Plate ou Carenagem
Essa escolha é bem pessoal e vai depender da finalidade, você pode dar um visual diferente e exclusivo instalando uma carenagem mais moderna, bonita e mais atual ou ainda, se não for utilizar o farol, colocar um Number Plate, que é mais barato e deixa a moto mais leve.
Trava de Pneu
A finalidade da Trava de Pneu é impedir que o pneu “escorregue” sobre o Aro furando a Câmara de Ar, mesmo quando se anda com menos pressão nos pneus, o que é comum em dias de lama, para se ganhar mais tração.
Paralamas
Além de dar um visual bem mais moderno e bonito, conserva os plásticos originais de sua moto, permitindo que você monte-os de volta para vendê-la.
Dicas:
- Dianteiro: você pode colocar um Modelo MX-2 da Protork ou um Modelo Fire da Cobra;
- Traseiro: você pode colocar um Modelo Extreme da Cobra, que além de bonito, tem um ótimo preço.
Manoplas
Você pode colocar Manoplas específicas para Off Road, Pretas ou Coloridas. Além de dar mais pega, facilitando a pilotagem, dá um novo visual a sua moto, principalmente se for da mesma cor do Protetor de Mão.
- Retire os retrovisores e as setas. Além de aliviar o peso, eles podem se quebrar com facilidade nas trilhas.
- Retire também (se for possível) Bagageiro, Lanterna traseira, Buzina, Painel, Pedaleira do garupa e Capa de corrente.
- Suspensão Dianteira: Substitua o Óleo original das Bengalas por Óleo de motor de Carro (tipo 20W40), que é mais viscoso (grosso) que o original, tornando a suspensão mais rígida e assim mais adequada ao off road.
- Suspensão Traseira: Se a mesma tiver regulagem, coloque-a no máximo, ou seja, com a mola o mais comprimida possível. Isso a endurece mais, ficando mais adequada. Evite o uso de “Alongadores”, pois eles não aumentam o curso da suspensão (apenas deixam a moto mais alta) e deixa a suspensão mais sujeita a quebras.
- Filtro de Ar: Se o mesmo for de Papel, procure substituí-lo por um de Espuma. Além de ser mais adequado, pode ser reutilizado, basta lavá-lo com detergente. Após lavá-lo, umedeça com um óleo fino, por exemplo óleo desengripante spray. Isso ajuda a prevenir a entrada de poeira no motor.
- Caixa do Filtro de Ar: Se você colocar uma Ponteira esportiva, isso aumentará a vazão de saída dos gases do motor. Para compensar, você precisa aumentar a vazão do ar de entrada. Para isso, faça alguns furos na caixa do Filtro de Ar. Mas atenção: procure fazer os furos na parte superior da Caixa, no mesmo nível ou acima do furo original, para que ao passar pela água a mesma não entre dentro da caixa. Escolha também um lugar “escondido” para dificultar a entrada de muita poeira.
- Pneus: Substitua os pneus originais por um Traseiro e um Dianteiro Tipo Biscoito, essa alteração é fundamental para quem quer se iniciar no esporte, pois a tração em qualquer terreno (principalmente em subidas e lama) fica muito melhor, assim como a aderência em curvas e as frenagens que serão mais seguras.
1 comentários:
Muito legal usar essa Moto para fazer trilhas
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