Aprilia RSV4R APRC: das pistas para as ruas

Campeã do Mundial de Superbike em 2010 com o italiano Max Biaggi, a Aprilia RSV4R ganhou toda a tecnologia de ponta oriunda das pistas de corrida para brilhar nas ruas em 2011. Vendida no mercado europeu desde o começo do ano, a superesportiva da marca italiana tem no motor de quatro cilindros em "V" e na tecnologia embarcada seus principais diferenciais. A grande novidade na linha 2011 é o sistema APRC (Aprilia Performance Ride Control), que abrange controle de tração, assistente para arrancada rápida, controle de empinada e dispositivo de trocas rápidas de marcha sem uso de embreagem.


Tudo isso foi pensado para agradar o consumidor que ama a velocidade, mas uma velocidade controlada. Tanto que o slogan da nova versão da RSV4 é, “do Mundial de Superbike para um track day no domingo”, mostrando que ela foi feita para todos. Mas não é só na parte mecânica e tecnológica que a RSV4 se destaca. Seu design agressivo com linhas modernas agrada muito, antes mesmo de toda essa tecnologia aparecer.

Potência controlada
Com certeza a tecnologia chegou para ficar entre as motos superesportivas. BMW S 1000 RR, Kawasaki ZX-10R e por aí vai. Entretanto, a Aprilia considera o pacote da RSV4 diferenciado. A começar pelo inédito motor de 4 cilindros em V inclinados a 65º, que geram 180 cavalos de potência máxima. Segundo a marca, esse propulsor é estreito como um dois cilindros e, só assim, caberia no compacto chassi utilizado na RSV4.

Essa configuração de motor, de acordo com a Aprilia, oferece vantagens também em termos ciclísticos: centraliza as massas e permite uma menor distância entre-eixos com uma balança traseira mais longa. O escapamento, novo e mais leve, tem um sistema de gerenciamento de válvulas para otimizar o torque ao longo de todas as faixas de rotação deste propulsor. Toda essa aceleração ainda é impulsionada pelo ride-by-wire (acelerador eletrônico), que elimina qualquer conexão direta entre o punho do acelerador e as válvulas, inteiramente controladas por uma unidade de controle de última geração da Marelli.

E para conseguir extrair toda essa potência, um pacote tecnológico de ponta foi embarcado na nova versão da RSV4. O controle de tração, por exemplo, tem oito níveis de ajuste, além de oferecer ao piloto configurações especiais para cada tipo de pneu, tudo sem precisar desacelerar a moto (ATC - Aprilia Traction Control). Já o AWC (Aprilia Wheelie Control) pode ser regulado em três configurações, tudo para manter a roda dianteira no chão. Ainda há o ALC (Aprilia Launch Control), que auxilia na largada, e o AQS (Aprilia Quick Shift), que permite ao piloto trocar as marchas com agilidade, sem precisar desacelerar ou apertar a embreagem.

Ciclística
Pensando na leveza do conjunto ciclístico, a fim de se tornar uma moto cada vez mais rápida, a Aprilia equipou a RSV4 comum quadro de alumínio que preza pela centralização de massas. Como em uma verdadeira moto de pista, o tanque de combustível foi posicionado sob o banco, evitando que a pilotagem se altere conforme o tanque se esvazia.

No conjunto de suspensões, a Aprilia equipou o trem dianteiro com garfo telescópico invertido da Sachs com 43 mm de diâmetro e diversos ajustes. Na traseira, monoamortecedor Sachs com reservatório de nitrogênio e também completamente ajustável. Para garantir estabilidade em, altas velocidades ainda há uma amortecedor de direção, também da Sachs.

Mais mimos
A Aprilia RSV4 tem um painel tipo misto (analógico-digital), que recebe todas as informações da linha CAN e faz o diagnóstico de todo o sistema, pois é equipado com memória. Ainda há um verdadeiro computador de bordo, com um display digital e todas as informações que o piloto necessita. Suas funções foram melhoradas e são acessíveis a partir de três botões de fácil utilização.

Nas cores preta e branca, a nova RSV4R teve sua produção limitada a 350 unidades, sendo 50 somente para o Reino Unido. Lá, a superesportiva da Aprilia é comercializada por 16.999 libras, o que seriam R$ 43.623,67.








Fonte:
André Jordão - Agência Infomoto

4 comentários:

Unknown disse...

O conceito de Motos de alta cilindrada é de super potência

Unknown disse...

Cheio de informações esse blog me surpreendeu na hora que ue resolvi comprar minha Suzuki Motos 

Unknown disse...

Cheio de informações esse blog me surpreendeu na hora que ue resolvi comprar minha Suzuki Motos 

Unknown disse...

Incrível como essas Motos  são lindas sem contar que tem um designer fantástico

Postar um comentário

Seguidores

© Line Motos | Tudo Sobre Motos

Desenvolvido por: Open Master