Yamaha XT 1200Z Super Ténéré 2010, agora é pra valer!

A Yamaha anunciou sua entrada no segmento das sport-touring com o lançamento da nova XT 1200Z Super Ténéré.

Com inspiração no temido deserto africano de Ténéré, no centro sul do Saara, a Yamaha torna-se a primeira fabricante japonesa a entrar sério neste emergente e muito lucrativo segmento do mercado.

Segundo a Yamaha, seus engenheiros começaram o desenvolvimento da nova Super Ténéré a partir de uma folha em branco, porém com objetivos claros: um novo motor de grande capacidade cúbica com torque à vontade; agilidade no fora de estrada e precisão em estradas sinuosas; muito conforto, proteção contra intempéries do clima e praticidade para se levar bagagem e garupa; além de tecnologia para melhorar a segurança e a versatilidade, mas sem tirar dos pilotos mais experientes o controle da motocicleta.

Com um motor de 1199 cilindradas, a XT 1200Z Super Ténéré está mirando a líder da categoria BMW GS1200R e a recém chegada Ducati Multistrada 1200. Seu motor bicilíndrico paralelo com quatro válvulas por cilindro gera 108 cavalos de potência a 7.250 Rpm.

Para se ajustar na categoria, a Super Ténéré vem com uma série de tecnologia embarcada, como controle de aceleração ride-by-wire, freios ABS, que segundo a Yamaha, trata-se de um dos mais avançados sistemas de freios já desenvolvidos pela fábrica japonesa. Além de dois mapas de gerenciamento de estilo de pilotagem (sport e touring) e o controle de tração da Yamaha (Yamaha Chip Controlled Throttle YCC-T). O YCC-T garante respostas mais precisas ao girar a manopla.

Como a proposta da nova Super Ténéré é ser uma aventureira para se viajar para qualquer lugar, a Yamaha apostou em uma ciclística robusta com rodas raiadas, uma grande distância do solo e uma resistente proteção do motor. Todo o projeto ciclístico foi concebido para manter o centro de gravidade baixo e centralizado para garantir equilíbrio e agilidade.

O quadro do tipo espinha dorsal foi construído em tubos de aço em vez de alumínio, pois de acordo com a Yamaha o material suporta melhor a exigência da pilotagem off-road. A suspensão dianteira conta com um garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm de diâmetro, totalmente ajustável na compressão, retorno e pré carga. Já na traseira, um sistema monochoque com amortecedor facilmente regulável na précarga e no retorno sem a necessidade de ferramentas. A balança traseira, que traz o eixo carda da transmissão final embutido, foi construída em alumínio.

Assim como foi feito com a YZF-R1, a Yamaha parece que aprendeu lições valiosas nas pistas da MotoGP e está aplicando o design plano do virabrequim na Super Ténéré. A manivela de 270° permite que a motocicleta forneça sua potência de uma forma que permite uma melhor tração entre o pneu e a estrada, o que traz uma enorme vantagem nas situações off-road.

Um tanque de 24 litros garante uma diversão prolongada, o que deve deixar os apaixonados por viagens mais felizes, já que suas rivais, BMW GS1200R e Ducati Multistrada, tem um tanque com capacidade máxima de 20 litros.

Além da inovadora estratégia de lançamento, com teasers e muito suspense desde o Salão de Tóquio em dezembro do ano passado, a Yamaha optou por uma maneira diferenciada de comercialização. A XT1200Z vai estrear na Europa, o principal mercado do segmento big-trail, agora em março em uma versão chamada de “First Edition” (primeira edição), com diversos acessórios já instalados. A Super Ténéré First Edition virá com malas laterais, protetor de farol, protetor de cárter em alumínio e grafismo diferenciado.

Para atender aos fãs de motos big trails a venda será feita pela internet com reservas para as primeiras unidades, mas o preço ainda não foi divulgado. E a marca já avisa que para o próximo ano os acessórios instalados nesta primeira edição serão opcionais.

Dado o enorme sucesso da antiga Super Ténéré de 750 cc, essa nova versão com motor maior e repleta de tecnologia deve agitar a disputa no segmento de motos aventureiras. Ainda não há previsão de que a XT1200Z venha para o Brasil, porém levando-se em conta que a antiga “Super Ténéré” também angariou uma legião de fãs por aqui, não seria surpresa que essa nova aventureira chegasse ao País.

Confira algumas fotos:

Yamaha XT 1200Z Super Ténéré 2010


Frente da Yamaha XT 1200Z Super Ténéré 2010


Lateral do Moto da Super Ténéré 2010


Painel Yamaha Super Ténéré 2010


Quadro em cubos de aço


Motor com ciclos paralelos

Suspensão Traseira



Ficha Técnica Yamaha XT 1200Z Super Ténéré 2010:
Motor: Dois cilindros paralelos, DOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
Capacidade: 1.199 cm³
Diâmetro X Curso: 98,0 x 79,5 mm
Taxa de Compressão: 11,0 : 1
Potência máxima: 110 cv a 7.250 rpm
Torque máximo: 11,6 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio: 6 marchas
Quadro: Tipo espinha dorsal em tubos de aço
Transmissão final: Eixo cardã
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido, com 190 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecida, com 190 mm de curso
Freio dianteiro: Dois discos em forma de margarida com 310 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco simples margarida de 282 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 110/80-19
Pneu traseiro: 150/70-17
Comprimento: 2.250 mm
Largura: 980 mm
Altura: 1.410 mm
Altura do assento: 845-870 mm
Distância entre eixos: 1.540 mm
Tanque de combustível: 23 litros
Peso em ordem de marcha: 261 kg
Cores: Azul e branca
Preço: Não divulgado

1 comentários:

Unknown disse...

As Motos de estradas são as mais belas e potentes do mercado.

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