Consórcio de Moto fique atento

Fique ligado nas armadilhas na hora de fechar um consórcio.


Atualmente existem varias maneiras que adquirir a sonhada moto, financiamentos de diversos tipos, aplicações, parcelamentos e por meio do consórcio. O consórcio num geral é uma forma de aquisição de bens materiais onde o participante se junta a outras pessoas com o mesmo interesse.

Hoje falarei sobre as diversas empresas que oferecem esse serviço e contarei uma experiência desagradável que vivenciei recentemente.

O legue de empresas que estão oferecendo o consórcio aos seus clientes vem aumentando e com isso aumenta o numero de pessoas insatisfeitas, algumas por não ter conhecimentos suficientes sobre o mesmo, outras por terem caído em conversa de certos “vendedores”.

Vai aqui algumas dicas para não entrar em uma roubada:

1º) Busque o maior numero de informações possíveis, sobre os seus direitos no consorcio e os seus deveres;

2º) Cuidado na conversa de alguns “vendedores”, em alguns casos esses indivíduos engrandecem as poucas vantagens e camuflam como realmente funciona esse tipo de investimento;

3º) Você quer entrar em um consorcio para adquirir o bem “a moto” ou para retirar o dinheiro? Após responder a essa pergunta você terá um objetivo claro, se for optar pela moto, terá três opções durante o período em que o consórcio estará em vigor:

3.1 - Ser sorteado “contemplado”, esses sorteios acontecem todos os meses em assembléias que podem ser assistidas pelos consorciados, geralmente sorteia-se uma pessoa por grupo;
3.2 - Através de lance você ira ofertar, dar um lance, uma determinada quantia de dinheiro para poder retirar o seu bem, geralmente são três bens retirados por lance nas assembléias, os maiores lances são contemplados. As assembléias são realizadas todos os meses pelas empresas administradoras;
3.3 - No final do período do consórcio você terá direito a receber o bem ou o dinheiro empregado.

4º) Qual a sua necessidade real? Você esta precisando com urgência da moto, só daria certo retira-la através do consórcio se obtiver uma boa quantia em dinheiro para ofertar um lance, caso contrario estaria perdendo tempo e dinheiro. Se não tiver pressa e der para encaixar as parcelas no seu orçamento mensal o consórcio foi feito para você.

Essa espécie de investimento, o consórcio, requer disciplina e paciência. Disciplina para guardar uma quantidade R$ X,XX durante alguns anos. Paciência para poder retirar o bem.

Quem controla e fiscaliza as empresas Administradoras é o Banco Central do Brasil (BCB), segue abaixo o endereço com as perguntas mais freqüentes:

De acordo com a nova lei para os consórcios, o consorciado pode desistir no meio do contrato e será ressarcido com o valor já pago. De primeira vista é uma ótima opção, invisto o meu dinheiro ate quando puder e depois pego ele de volta, mais não é bem assim que funciona.

Ao desistir de um consórcio você participará de um grupo de desistentes, outras pessoas que como você desistiram do investimento, nesse grupo todos os meses será sorteado uma pessoas para receber o seu dinheiro de volta, o perigo mora na hora de ser ressarcido pois as empresas administradoras podem requerer uma porcentagem do valor como taxa de administração, você vai receber o seu dinheiro mais com um desconto.

Na hora de fechar um contrato de consórcio ou mesmo durante a sua pesquisa procure saber qual é a taxa de administração que a empresa está operando, assim se por acaso futuramente você venha a desistir não será surpreendido.

Digamos que no meu caso foi interessante, um dia estava trabalhando e um homem veio oferecer um consórcio aos meus colegas de trabalho e a mim, conversa vai e vem, eu não tinha me programado e não tinha intenção de fazer tal investimento naquele momento, mais depois de algumas horas eles relatando casos de sucesso e de pessoas que tiraram rapidamente o seu bem cai na tentação e fechei o contrato. Durante vários meses estava pagando normalmente, precisava da moto mais não tinha capital suficiente para dar o lance e não tive a sorte de ser sorteado logo, chegou um tempo que eu não pude mais manter os pagamentos ai liguei para administradora querendo fazer o cancelamento, nada feito por telefone, eu moro no interior do estado do Rio Grande do Norte e tive que me deslocar até a capital, Natal, para realizar o procedimento. Quando cheguei na administradora fui rodeado de vendedores para que eu não cancelasse o consórcio, me ofereceram uma espécie de congelamento, passaria tantos meses sem pagar e depois voltava a efetuar os pagamentos, só que esse congelamento implicaria em algumas dores de cabeça no futuro, como algumas taxas. Depois de muita insistência consegui cancelar o consorcio, a dureza agora é esperar ser sorteado para pegar o meu dinheiro de volta.

Pense bem antes de fazer um consórcio ele pode ser um sonho que virá pesadelo quanto é mal planejado, que foi o meu caso!

1 comentários:

Unknown disse...

As vezes é melhor comprar todas as Motos á vista do que pagar prestações a longo prazo.

Postar um comentário

Seguidores

© Line Motos | Tudo Sobre Motos

Desenvolvido por: Open Master