Todos sabemos que as motos nacionais são muito utilizadas no meio Off-Road, seja p/ uma trilha de final de semana, seja em competições. Sabemos também que, bem preparadas, elas se saem muito bem, afinal, a “peçinha” que vai atrás do guidão faz muita diferença. Exemplo disso é o famoso piloto Sandro Hoffmann, que com uma Tornado foi Pentacampeão Brasileiro de Enduro, competindo contra motos “especiais” famosas do mundo inteiro.
Daremos aqui algumas dicas de preparação partindo de uma moto original de rua.
DT 200/ 200RCom a difícil “missão” de substituir sua irmã mais velha (DT 180), a DT 200 veio com recursos tecnológicos mais modernos, como a refrigeração a água (que dá mais potência ao motor devido à Taxa de Compressão mais alta) e a Válvula de escapamento (YPVS) que dá mais torque em baixa e média rotação. Além disso, tem um projeto mais moderno, que traz várias outras melhorias. Possui uma boa potência e bem preparada se sai bem em diversas modalidades como Enduro, Cross Country, Motocross, etc.
A 200 R veio com mais recursos modernos como Suspensão Traseira a Gás e Freio Traseiro a Disco, itens que ajudam bastante no Off Road.
1) Relação de Transmissão: Substitua a original por uma com Coroa de 44 dentes (DT 200) ou 47 dentes (200 R) e um Pinhão de 13 ou 14 dentes. Com essa relação mais curta, sua moto perde um pouco de velocidade final, mas ganha muito mais força, ficando mais adequada ao uso off road. Além disso, coloque uma corrente com Retentor, pois ela impede que a lama e areia entre nos roletes desgastando-a mais rápido. A Tribos e Trilhas possui uma excelente relação, testada nas pistas e provas, com Coroa e Pinhão marca Riffel e Corrente CIC com Retentor , conheça:
DT 200:
DT 200R:
2) CDI: Substitua o CDI original por um apropriado para Competição. Você sentirá uma boa melhora em altas rotações, pois o CDI de competição não diminui o avanço em rotações mais altas como ocorre com o original. Essa é a forma mais barata e fácil de se ganhar alguma potência sem fazer grandes alterações mecânicas no motor.
3) Ponteira: A Ponteira Original, além de muito pesada, possui muito material interno para abafar o ruído. Esse excesso de material segura muito a saída dos gases, “amarrando” dessa forma o motor, deixando-o mais “preso”. Instale uma Ponteira do tipo esportiva, que pode ser Cromada (de aço) ou de Alumínio. Tanto uma como a outra, deixam a sua moto mais leve e oferecem algum ganho de potência, além da moto ficar mais “esperta” nas respostas.
4) Protetor de Mão: Acessório de proteção muito importante, pois nas trilhas ou competições as mãos ficam muito expostas a impactos contra árvores ou mesmo por objetos lançados por outras motos como pedras. Além disso, ajudam a proteger os manetes em caso de queda. Você pode instalar um Protetor de Mão Aberto, que é mais barato e protege contra objetos lançados por outras motos, porém não protegem de impactos mais fortes. Ou um Protetor de Mão Fechado como o Megaville ou o Cobra.
5) Guidão: Retire o original de Aço e instale um de Alumínio. Além de deixar sua moto mais leve, ele também é mais resistente, e muito mais bonito. Você pode instalar um modelo Polido ou Dourado da Three Heads ou ainda um tipo Fat Bar, que é ainda mais resistente, bonito e oferece uma melhor posição de pilotagem.
6) Number Plate ou Carenagem: O Farol original é um pouco grande. Além de quebrar-se facilmente, o visual é um pouco antigo. Você pode instalar uma carenagem mais moderna com um visual mais atual ou ainda, se não for utilizar o farol, colocar um Number Plate, que é mais barato e deixa a moto mais leve. Veja da marca Protork e Cobra.
7) Trava de Pneu: A finalidade da Trava de Pneu é impedir que o pneu “escorregue” sobre o Aro furando a Câmara de Ar, mesmo quando se anda com menos pressão nos pneus, o que é comum em dias de lama, para se ganhar mais tração.
8) Paralamas: Além de dar um visual bem mais moderno e bonito, conserva os plásticos originais de sua moto, permitindo que você monte-os de volta para vendê-la.
Dianteiro: você pode colocar um Modelo MX-2 da Protork ou um Modelo Fire da Cobra
Traseiro: você pode colocar um Modelo Extreme da Cobra, que além de bonito, tem um ótimo preço.
9) Manoplas: Você pode colocar Manoplas específicas para Off Road, Pretas ou Coloridas. Além de dar mais pega, facilitando a pilotagem, dá um novo visual a sua moto, principalmente se for da mesma cor do Protetor de Mão. Veja os modelos:
Cobra
Megaville
Orbital.
- Retire os retrovisores e as setas. Além de aliviar o peso, eles podem se quebrar com facilidade nas trilhas.
- Retire também (se for possível) Bagageiro, Lanterna traseira, Buzina, Painel, Pedaleira do garupa e Capa de corrente.
- Suspensão Dianteira: Substitua o Óleo original das Bengalas por Óleo de motor de Carro (tipo 20W40), que é mais viscoso (grosso) que o original, tornando a suspensão mais rígida e assim mais adequada ao off road.
- Suspensão Traseira: Se a mesma tiver regulagem, coloque-a no máximo, ou seja, com a mola o mais comprimida possível. Isso a endurece mais, ficando mais adequada. Evite o uso de “Alongadores”, pois eles não aumentam o curso da suspensão (apenas deixam a moto mais alta) e deixa a suspensão mais sujeita a quebras.
- Filtro de Ar: Se o mesmo for de Papel, procure substituí-lo por um de Espuma. Além de ser mais adequado, pode ser reutilizado, basta lavá-lo com detergente. Após lavá-lo, obedeça com um óleo fino, por exemplo óleo desengripante spray. Isso ajuda a prevenir a entrada de poeira no motor.
- Caixa do Filtro de Ar: Se você colocar uma Ponteira esportiva, isso aumentará a vazão de saída dos gases do motor. Para compensar, você precisa aumentar a vazão do ar de entrada. Para isso, faça alguns furos na caixa do Filtro de Ar. Mas atenção: procure fazer os furos na parte superior da Caixa, no mesmo nível ou acima do furo original, para que ao passar pela água a mesma não entre dentro da caixa. Escolha também um
lugar “escondido” para dificultar a entrada de muita poeira.
- Pneus: Substitua os pneus originais por um Traseiro e um Dianteiro Tipo Biscoito.
Essa alteração é fundamental para quem quer se iniciar no esporte, pois a tração em qualquer terreno (principalmente em subidas e lama) fica muito melhor, assim como a aderência em curvas e as frenagens que serão mais seguras.
Autor: Carlos Eduardo Alemão
Fonte: Tribos e Trilhas
1 comentários:
Gostaria de comprar uma Moto dessas, um dia ainda vou conseguir chegar no meu objetivo...
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