Honda terá câmbio automático inédito

Primeiro sistema de embreagem dupla deve estrear na VFR, em 2010.

A tecnologia empregada nas motocicletas, em muitos pontos, equipara-se à dos carros. Porém, no que refere-se ao sistema de trocas de marchas os veículos em duas rodas estão mais acostumados a contar com o câmbio CVT (Continuous Variable Transmission), quando fala-se em automatização. Como pioneira no assunto, a Honda anunciou esta semana que lançará, em 2010, uma moto equipada com um dispositivo de embreagem dupla, similar aos encontrados nos automóveis.

Apesar de não divulgar o produto que virá com o câmbio automático, tudo indica ser a aguardada VFR V4. De acordo com a Honda, o sistema possibilitará sensação muito mais esportiva a seus condutores e maior facilidade de pilotagem. E, ao mesmo tempo, conseguirá poupar consumo. Outra informação interessante é que a transmissão será compacta, o que permitirá a marca da asa adaptar-la a outras motos.

Como ocorre nos carros, o câmbio poderá ser utilizado em três modos:
D (drive): o controle fica todo a cargo do computador e deixa dois ou três cilindros em funcionamento, poupando combustível.
M (manual): deixa as mudanças nas mão do condutor e o sistema de embreagem dupla prevê as trocas de marcha, otimizando o processo.
S (sport): leva o motor a trabalhar nas máximas rotações, utilizando toda a potência da motocicleta.

Fonte: Motociclismo Magazine

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

© Line Motos | Tudo Sobre Motos

Desenvolvido por: Open Master