Como Montar uma Moto para Trilha

A moto de trilha não precisa, necessariamente ser uma especial, com grande número de modificações mecânicas e estéticas. Entretanto, algumas alterações são interessantes e mesmo necessárias para que você sinta-se a vontade para encarar as trilhas com menor grau de sofrimento possível e o principal, segurança.

1- Escolha da moto

Quando pensamos em trilhas de moto, logo associamos a um cenário de natureza , terra,
lama em abundância, atoleiros com dificuldades extremas ........ e isto ainda pode piorar!!!!!
Portanto, devemos pensar nas opções disponíveis no mercado, ao alcance de nossos bolsos e que proporcione confiabilidade e prazer na pilotagem.

As motos importadas, de alto desempenho e tecnologia
(e alto custo de aquisição) tem como ponto negativo o custo de manutenção, alem da escassez de peças de reposição.


As motos nacionais perdem em tecnologia, mas em contrapartida possuem ampla gama de peças de reposição, acessórios e custo baixo de manutenção, tornando-se a opção mais viável para quem esta começando no cenário Off-Road ou ainda não tem bala para montar numa especial.

Gas Gas 250




YAMAHA DT 180

Considerada a `Rainha das Trilhas` por sua vocação Off-Road. Moto leve e de fácil manuseio, com pequenas alterações torna-se uma verdadeira guerreira das trilhas, sendo ainda, apesar de sua fabricação ter sido interrompida há anos, a moto mais utilizada nas trilhas por todos os circuitos. Contando com motor 02 tempos refrigerado a ar e uma potencia declarada de 16 CV, freios dianteiros e traseiros a tambor, é a moto mais barata do mercado a disposição dos trilheiros. Tem como ponto fraco o desempenho nos trechos de alta além do sistema de freio dianteiro a tambor. A DT 180 Z conta com freio dianteiro a disco, o que melhora sensivelmente a eficiência das frenagens.

Como pontos fortes podemos destacar seu baixo custo de manutenção, sua resistência e durabilidade natural, fatores importantes a considerar numa moto de trilha.
Preço estimado R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00



YAMAHA DT 200 / DT 200 R

Sucessora da DT 180 mas com significativas melhorias mecânicas e estéticas, equipada com motor de 200 cc, refrigerada a água e com uma potência próxima dos 23 CV, conta ainda com um dispositivo elétrico de torque acionado próximo dos 3.000 giros, o YPVS. Este equipamento confere a DT 200 uma agilidade e respostas dignas de uma especial, permitindo uma retomada de aceleração forte e consistente em qualquer situação. Seus pontos fortes são exatamente o desempenho e prazer na tocada.

Tem como maior ponto fraco sua relativa fragilidade e custos de manutenção. Contando com freios dianteiros a disco de série, a versão 200 R ainda conta com freios traseiros a disco, suspensão reforçada a gás e tanque estilizado. Uma ótima opção para telheiros mais experientes e que querem um pouco mais de potência. Preço estimado R$ 1.800,00 a R$ 5.000,00, dependendo muito do estado de conservação da moto.


HONDA XR - 200

Moto da linha Honda com vocação Off-Road. Comercializada em larga escala também para uso em asfalto, trata-se de uma genuína 04 tempos, com 200 cc, bom torque nas acelerações e 18CV disponíveis. Conta com a ótima suspensão Pro Link e refrigeração a ar. Tem ainda freio dianteiro de série a disco e traseiro a tambor. Excelente opção para quem procura uma moto confiável, de desempenho razoável e facilidade na pilotagem.

Seus pontos fracos são a posição de pilotagem, muito deslocada para frente e desempenho na retomada.

Seus pontos fortes são a durabilidade do conjunto e simplicidade de condução, além do bom torque em baixas rotações, baixo consumo e a facilidade da partida elétrica, qualidades fundamentais nas trilhas travadas e atoleiros. Preço Estimado R$ 2.800,00 a R$ 5.500,00, dependendo do ano e estado.


HONDA XR 250 - TORNADO

A preferida dos enduristas por sua resistência e desempenho. Contando com motor de 250 cc refrigerado a ar, freio a disco dianteiro de serie, suspensão Pro Link dimensionada, refrigeração a ar e potência de 23 CV, a Tornado tem se destacando no cenário Off-Road como a melhor opção nacional para quem busca desempenho, durabilidade e prazer na pilotagem. Seu maior ponto fraco fica por conta do peso do conjunto. Para trilhas travadas e atoleiros ela se mostra um tanto pesada, exigindo um esforço adicional do condutor. Em compensação para trilhas de alta, ela esbanja desempenho.

O motorzão puxa mesmo em qualquer faixa de giros, mostrando-se então leve e transmitindo confiança ao condutor.

Seu sistema de freios assusta um pouco no inicio devido sua eficiência, e a posição de pilotagem é uma das melhores vistas até hoje. Enfim, uma das melhores opções nacionais no cenário Off-Road.

Preço estimado R$ 5.000,00 a R$10.500,00


AGRALE SXT 27.5

A Agrale, apesar de sua grande tradição no cenário Off-Road, deixou seu público na mão com a interrupção de sua linha de fabricação no Brasil há alguns anos atrás. Moto de origem Italiana, diga-se "Cagiva" nacionalizada, resistente e de ótimo desempenho nas trilhas. Foi campeã de MX nas mãos do piloto paranaense, Nivanor Bernardes. No entanto é pouco encontrada pelas trilhas do Brasil. Segundo informações a fábrica, localizada no RS, ainda disponibiliza peças novas para todos modelos. Vale a pena conferir.


SUZUKI DR-Z 400

Agora, se você tem bala e não quer andar atrás de ninguém na trilha, seja ela travada ou de alta, recomendamos montar numa das mais potentes e nervosas 04 tempos disponíveis no mercado. A Suzuki DR-Z400E. Verdadeiro canhão com motor monocilíndrico de 400 cilindradas, potência próxima dos 50 CV e um torque de dar inveja, o ronco do seu motor impressiona na trilha.

Apesar do porte, seu peso a seco está próximo dos 120 kg pois grande parte da moto é feita de materiais leves como Alumínio e Magnésio. Suas suspensões são excelentes, com diversos ajustes e regulagens.

Freios a disco na dianteira e traseira, possibilitam frenagens firmes em qualquer situação, além de possuir farol dianteiro e uma lanterna traseira estilizada, dando um charme e tornando-a inconfundível nas trilhas.


KTM 250

Moto importada de alta qualidade, fabricada na Áustria, utilizando componentes de primeiríssima linha, esta marca vem se destacando nas competições Off-Road de forma significativa. Basta lembrarmos suas recentes vitorias no Rally Paris-Dakar. Possui suspensões W.P. com uma infinidade de regulagens e freios italianos Brembo, os mais utilizados em competições pelo mundo afora. Muito leves e resistentes, possuindo modelos 2T e 4T, estás motos costumão ultrapassar facilmente a casa dos 50 cv de potência. Ótima opção para quem pode desembolsar uma quantia próxima dos U$ 12.000,00.

PREPARAÇÃO BÁSICA

Em primeiro lugar, retire todos equipamentos e acessórios como, piscas, guidão, lanternas,
coroa, faróis, painel de instrumentos, retrovisores, pedaleiras do passageiro, punho de luz (punheteira), pneus e pára-lamas originais e guarde tudo numa caixa de papelão bem protegida de umidade.

MODIFICACOES E INSTALACOES

Abaixo forneceremos uma lista de modificações e instalações que você devera efetuar na sua moto com uma estimativa de custos.

Estas modificações têm como objetivo deixar sua moto adequada e preparada para enfrentar, com segurança, as dificuldades e adversidades que as trilhas possam apresentar.

EQUIPAMENTOS PREÇO

Prolongador de suspensão dianteira e traseira - R$ 15,00 o cjto
Pneus fora de estrada (de cravos) - R$ 230,00 o par
Number Plate - R$ 10,00 a unid.
Farol para trilha - R$ 70.00 a unid.
Paralama dianteiro e traseiro para off road - R$ 85,00 o par
Guidão reforçado para enduro ou cross - R$ 75,00 a unid.
Protetor de guidão de espuma (proteção do peito e queixo) - R$ 5,00 a unid.
Protetor de mãos e manete (tipo concha ou envolvente) - de R$ 12,00 a R$ 120,00 o par
Protetor de motor (caso sua moto não tenha) - R$ 120,00 a unid.
Filtro auxiliar de combustivel entre a torneira e o carburador - R$ 8,00 a unid.
Troca do filtro de ar por um de espuma - R$ 20,00 a unid
Retirada ou corte da tampa protetora do pinhão - sem custo
Desativação do Sistema Autolub nas motos 2T para mistura óleo x gasolina direto no tanque sem custo
Tomar o cuidado de não quebrar o lacre da placa, fixe-a por tras das laterais da moto sem custo

E ainda, como opcional para melhoria do desempenho ou seguranca.

Troca de Pinhão original por um de 13 ou 14 dentes com coroa maior e reforçada. Relacao 13 x 52 ou 14 x 48 são muito usadas - R$ 65,00
Capa de disco de freio dianteiro - R$ 35,00
Troca da corrente original por uma reforçada - de R$ 30,00 a R$ 85,00 a unid.
Capa de banco anti-derrapante - R$ 15,00
Adesivos e pinturas esportivos, para dar um destaque a magrela - R$ 115,00

Recomendamos, caso voce não tenha prática ou conhecimento para efetuar as alterações
citadas, que está preparação seja feita por um profissional ou oficina especializada, garantindo
uma boa qualidade final do serviço e evitando possiveis quebras e futuros problemas
mecânicos indesejáveis na trilha.

Fonte: Trilha do Verde

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