Já conversamos um pouco sobre o sistema de transmissão então é bom comentar um pouco sobre os sistemas de freio. Afinal é uma “pequena” besteira deixar a moto muito boa para acelerar e no momento crucial descobrir que ela não para.
Os freios mais usuais são o a tambor mais antiquado e ineficaz, pois dissipa menos calor e o a disco mais moderno, se é que podemos chamar de moderno uma coisa que já existe a tantas décadas, e funcional por melhor dissipar o calor.
Alem da melhor frenagem o freio a disco tem a vantagem de exigir menos manutenção, repare bem que foi escrito menos manutenção e não manutenção zero como alguns espertalhões fazem por ai. Devido a ser hidráulico o freio a disco se auto ajusta, não sendo necessária aquela manutenção mais preventiva, mas vale à pena conferir sempre o nível de fluido do reservatório, ele estar no nível mais baixo muitas vezes não é indicio de que o fluido vazou e sim que está na hora de trocar as pastilhas. Para isso é só dar uma olhada nas pastilhas de freio, através de uma régua e a manual de sua moto será possível verificar se está na hora de trocar ou não a pastilha de freio.
Agora o freio a tambor é um pouco mais chato, como ele não se ajusta automaticamente é muito importante estar sempre ajustando a folga do cabo ou varão de acionamento do freio. E através da marca na lateral do tambor é possível atestar o desgaste da sapata do freio sem ter de desmontar o tambor. Lembrem-se o manual é um grande aliado, lá será possível adquirir mais informações sobre o desgaste desses componentes e como os mesmos funcionam.
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