Após algumas rodadas e umas pesquisas na internet cheguei a conclusão que essa não é uma pergunta de resposta fácil.
Durante este artigo vou relatar as vantagens e desvantagens de cada uma e a decisão final fica com você, assim poderá escolher a melhor moto de acordo com o seu modo de pilotar e suas preferências em uma moto Off-Road.
Ambas dividem o topo do MotoCross nacional e são bem parecidas em vários aspectos, são motos leves, ágeis e com boa potencia, se você vai competir ou fazer trilas no fim de semana elas dão conta do recado com eficiência.
Motor
Os motores que equipam essas maquinas são bem parecidos, ambos possuem um motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar, 223cc e cambio de 6 marchas. A CRF 230 tem maior potência na saída, 1ª e 2ª marchas, na sua evolução andou bem, mais nas curvas a troca de marchas foi bem constante, já a TTR 230 tem um desempenho final melhor, com já é uma característica da Yamaha, diminui a necessidade das trocas de marchas. O taque de combustível da CRF é de 7 litros, quanto o da TTR é de 8 litros.
Design e Pilotagem
Quanto ao desenho das motos isso ninguém pode reclamar, ambas possui um visual rústico e moderno, com linhas muito bem projetadas para competição. A CRF é um pouco mais alta do que a TTR mais em compensação ela tem uma aparência mais robusta, o motor aparenta ser maior do que o da Honda. Leves e com boa posição de pilotagem você terá só o trabalho de fazer algumas regulagens na suspensão, dependendo do seu gosto, pode ficar melhor do que a original. Dependendo da sua altura é bom colocar um alongador de guidão que lhe dará mais estabilidade na pilotagem.
Chassi e Dimensões
Ambas são equipadas com chassi tipo Berço semi-duplo, suspensão dianteira garfo telescópico / curso 240mm, a suspensão traseira da CRF é uma Pro-Link de 230mm, já a TTR é Monoamortecida com Link de 220mm de curso. Os pneus são iguais e grandes, 21” na dianteira (80/100 MT320H) e 18” na traseira (100/100 MT320H) que garante boa estabilidade em qualquer terreno.
Os preços podem varias de um estado para outro, mais em média a Honda CRF 230 custa R$ 10.082,00 e a Yamaha TTR 230 custa R$ 9.940,00.
Conclusão
Apesar de ambas serem quase idênticas em suas características a minha escolha é a TTR 230, ela possui uma pilotagem um pouco mais leve do que a CRF, para quem vai fazer uma trilha um pouco mais longa ela garante menos preocupação com as trocas de marchas, mais o que você acha? Mande um e-mail com a sua opinião para linemoto@hotmail.com.
CRF 230
TTR 230
Fichas Técnicas
Motor | CRF 230F | TT-R 230 |
Cilindrada | 223 cc | 223 cc |
Tipo | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
Radiador de óleo | Não | Não |
Torque Máximo | 1,92 kgf.m a 6500 rpm | não informado pelo fabricante |
Potência Máxima | 19,3 cv a 8000 rpm | não informado pelo fabricante |
Transmissão (câmbio) | 6 velocidades | 6 velocidades |
Sistema de Partida | Elétrica | Elétrica |
Chassi | CRF 230F | TT-R 230 |
Tipo | Berço semi-duplo | Berço semi-duplo |
Suspensão Dianteira / curso | Garfo telescópico / curso 240 mm | Garfo telescópico / curso 240 mm |
Suspensão Traseira / curso | Pro-Link / curso 230 mm | Monoamortecida com link / curso 220 mm |
Freio Dianteiro / Diâmetro | A disco hidráulico / 240 mm | A disco hidráulico / 194 mm |
Freio Traseiro / Diâmetro | A tambor / 110 mm | A tambor/130 mm |
Rodas | Aros de alumínio | Aros de alumínio |
Pneu Dianteiro | 80/100 – 21NHS MT320H | 80/100 – 21NHS MT320H |
Pneu Traseiro | 100/100 – 18NHS MT320H | 100/100 – 18NHS MT320H |
Dimensões | CRF 230F | TT-R 230 |
Comprimento total | 2.059 mm (2,06 m) | 2.065 mm (2,07 m) |
Largura total | 812 mm (81,2 cm) | 800 mm (80 cm) |
Altura total | 1.190 mm (1,19 m) | 1.180 mm (1,18 m) |
Distância entre eixos | 1.372 mm (1,37 m) | 1.385 mm (1,39 m) |
Distância mínima do solo | 305 mm (30,5 cm) | 295 mm (29,5 cm) |
Altura do assento | 872 mm (87,2 cm) | 870 mm (87 cm) |
Capacidades | CRF 230F | TT-R 230 |
Tanque de Combustível | 7 litros | 8 litros |
Óleo do Motor | 1,2 litro | 1,3 litro |
Sistema elétrico | CRF 230F | TT-R 230 |
Ignição | CDI (ignição por descarga capacitativa) | CDI (ignição por descarga capacitativa) |
Bateria | 12V / 4 Ah / selada | não informado pelo fabricante |
Farol | 35W | não tem |
Preço | CRF 230F | TT-R 230 |
Preço público sugerido | R$ 10.082,00 | R$ 9.940,00 |
6 comentários:
Eu tenho 1.60 posso ter uma ttr 230
tem algum problema eu colocar 1lt no motor da ttr ?
Acredito que vá esquentar com mais facilidade
A TTR E MELHOR QUE A CRF 230??
Ttr230 e melhor do que a crf 230 já tive as 2 e prefiro a ttr 230 e muito mais confortavel
Qual vcs mim indica, crf ou ttr?
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