As diferenças começam na hora de ligar as motos. Na Yamaha Fazer, um toque no botão de partida é suficiente e lá está ela prontinha para sair. Com a Honda Twister, primeiro é preciso checar a posição da torneira do combustível (ausente na Fazer), acionar o afogador, ligar o motor e esperar um pouco para esquentar até que se possa rodar. Ponto para a injeção eletrônica, sem questionamento.
Ambas possuem motor com arquitetura e cilindrada semelhantes, com o acionamento das válvulas feito por corrente. No entanto, os números declarados pelo fabricante dão vantagem para a Twister, que oferece 24 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm. Já a Fazer desenvolve 21 cv a 7.500 rpm e 2,1 kgf.m a 6.500 rpm. O responsável por essa diferença chama-se comando de válvulas. Na Twister são quatro válvulas e comando duplo, uma configuração que privilegia a potência em altas rotações. Na Fazer são duas válvulas com comando simples, arquitetura que prioriza o torque em baixas rotações. Apesar do valor máximo ser menor que o da Twister, a injeção eletrônica faz seu papel e ajuda a manter um bom torque desde as baixas rotações. Este comportamento diferente dos motores influencia muito nos conjuntos das motos. Tanto que na Fazer o câmbio possui cinco marchas e na Twister foi preciso utilizar um câmbio com seis marchas, para aproveitar melhor o desempenho do motor em altas rotações.
Qual anda mais?
Chega de teoria. Pista liberada, motores aquecidos, sistema de medição checado... Finalmente, chegou a hora de conferir qual das duas é mais rápida na aceleração de 0 a 100 km/h, se a Twister com sua maior potência ou a Fazer com o torque constante. Fizemos mais de 10 tomadas de aceleração com cada uma delas e em todas ficou evidente que a maior potência fez a Twister ser a moto mais rápida nas acelerações. Levou em média 11,86 segundos para atingir os 100 km/h, quase um segundo a menos que a Fazer, que levou em média 12,85 segundos para chegar a mesma velocidade.
Ainda com o desempenho do motor em foco, a velocidade máxima era outro número a ser conferido. Neste quesito a maior potência da Twister novamente apresentou um resultado melhor que sua concorrente, atingindo os 138 km/h. Nas mesmas condições a Fazer atingiu os 132 km/h. Em descidas a Twister consegue ultrapassar os 150 km/h graças à sexta marcha, que torna a relação final mais longa. O corte de ignição acontece aos 9.700 rpm. Já na Fazer, que mesmo em descidas não passa dos 137 km/h, o motor corta a 10.000 giros.
Para finalizar as medições nas quais o motor é o protagonista, elaboramos duas simulações de retomada, de 40 km/h a 60 km/h e de60 km/h a 80 km/h, todas utilizando a última marcha. Nesta última prova de desempenho a Fazer deu um banho na concorrente, cumprindo a primeira retomada em 5,12 segundos contra 7,93 da Twister. A segunda tomada também foi favorável à Fazer, com 4,87 segundos para acelerar de 60 km/h a 80 km/h, contra 7,09 segundos com a Twister.
Fica provado que o desempenho da Twister é superior ao da Fazer, mas para aproveitar este bom rendimento é preciso manter o motor sempre em alto giro, trocando as marchas com grande freqüência. O preço disso é o aumento do consumo e a exigência de mais operações por parte do piloto. A Fazer, em compensação, apresenta um funcionamento mais dócil e linear, proporcionando bom rendimento deste as baixas rotações e evitando constantes trocas de marchas. A vantagem deste funcionamento está no conforto, por permitir que o piloto troque menos as marchas e tenha à mão um motor sempre esperto.
Segura!
Provada a superioridade do desempenho da Twister chegou a hora de fazer o teste inverso, ou seja, medir qual a distância que as motos levam até parar. Para este teste preparamos três medições com frenagens a partir de 40 km/h, 60 km/h e 80 km/h. Antes de iniciar as medições, as apostas de que o freio da Honda seria superior ao da Yamaha foram unanimidade entre nossa equipe, isso devido à “pegada” inicial do freio em relação ao da Fazer, que sugere um comportamento mais “borrachudo” no início da frenagem.
Pneus
Rodando aos 40 km/h a Fazer precisou de 7,75 metros para desacelerar totalmente, 1,20 metroantes da Twister (veja todas as medições na pág. ao lado). A 60 km/h a vantagem ainda foi da Fazer, que levou 13,12 metros até parar totalmente, 81 cm a menos que sua concorrente. Por último a frenagem a partir dos 80 km/h, quando a vantagem diminuiu, mas ainda a favor da Yamaha, que conseguiu parar em 22,88 metros, contra 23,51 da Honda. Levamos também os pneus à prova no circuito do ECPA. Iniciando as voltas com o pneu ainda frio e aumentando o ritmo à medida que os pneus esquentavam, notamos que os Pirelli Sport Demon utilizados na Fazer aquecem mais rápido e garantem mais aderência desde o início. Já os Pirelli MT 75 utilizados na Twister necessitam de mais tempo para aquecer e em situações extremas os pneus da Fazer ainda ofereciam melhor aderência. Prova disso foram as constantes escorregadas, que atrapalhavam a execução do traçado e algumas derrapadas durante os testes de frenagem. |
Suspensões
As suspensões também tiveram um papel determinante durante os testes de frenagem. A Fazer possui 120 mm de curso nas suspensões dianteira e traseira, configuração esta que ofereceu mais estabilidade durante as frenagens, mantendo a moto sempre equilibrada. Nas frenagens mais bruscas, a Twister tendia a perder a aderência da roda traseira, que levantava com facilidade. Isso se deve ao curso das suspensões maior na frente, com 130 mm, e menor atrás, com apenas100 mm de curso.
Nas curvas mais radicais, onde as suspensões foram também exigidas, e ao passar por pequenas irregularidades na pista, o conjunto pneus e suspensões da Fazer ofereceu estabilidade superior ao da Twister. Mas isso não quer dizer que a Twister também não ofereça boa estabilidade. Simplesmente a Fazer conseguiu ser um pouco melhor e por este motivo o tempo medido das voltas foi equivalente nas duas, uma contornando as curvas com maior velocidade e frenagens mais atrasadas e outra com saídas de curva mais rápidas e maior velocidade nas retas.
Conclusão
A Twister se mostrou mais esportiva graças ao motor que oferece um excelente desempenho, com vantagem na aceleração e velocidade final. Do outro lado, a Fazer vence por oferecer mais segurança e conforto devido ao ótimo conjunto de freios, pneus, suspensões e auxílio da injeção eletrônica.
Você, que está em dúvida entre uma das duas, já pode escolher com base nessas medições. Porém, um dos fatores decisivos é a utilização que dará ao modelo. Quem tem sangue de piloto e usa a moto em viagens sempre com o “gás aberto” tem na Honda Twister a companheira ideal. Já quem busca conforto e segurança poderá optar pela Fazer. Sabemos que os proprietários dessas motos continuarão a “puxar a brasa” para o seu lado, mas de uma coisa temos certeza: os números não mentem.
O teste reafirma: Twister é mais esportiva; a Fazer tem melhor condução
Fonte: Revista Duas Rodas
25 comentários:
Comprei um twister agora, sou apaixonado por moto! Espero me adequar bem a moto!!! Ótimo post
Comprei um twister agora, sou apaixonado por moto! Espero me adequar bem a moto!!! Ótimo post
Comprei uma twister e adorei a moto esportiva do jeito que queria.
Sabe q eu acho? Q todo mundo quer pisar na Honda só pq é líder de venda, ficam pondo defeito, eu tenho uma twister moro no sul em Curitiba PR, e não uso afogador pra minha moto pegar. Não vem com essa de puxar afogador, isso acontece com dono relaxado, e tem q levar em conta q é uma moto carburada contra uma injetada, então é claro é óbvio q a injetada vai ser melhor de pegar. E mesmo assim ninguém dar valor em fazer. Sem contar q se jogar na pista toma Pau da twister, moral da história.. Quer andar em baixa rotação aos 80 km h, compra uma cg titân, pq 250 foi feira pra andar. E claro q a fazer gasta manos, pois é injetada, e anda menos, a twister dar Pau em 10 fazer em cb 300 no q por na pista. Parem de ser Pau no cu e querer queimar a Honda...
Twister é moto boa amigo
Twister é moto boa amigo
A twister tem idade de ser mãe da fazer 250, mais é muito mais velha, a yamara tinha tudo pra fazer uma moto melhor pq já havia visto a twister e então teria um modelo base e assim poderia melhorar e fazer melhor. Mais mesmo assim a Honda não mudou nada na twister e continua dando Pau na yamara.
legal vou comprar uma twister.
Obrigado gostei muito das explicações e com certeza com muito fundamento realmente estava em duvida em qual comprar ainda mais que eu não tenho muita habilidade ainda em pilotar valeu.
Fazer sempre,porque esta no mercado até hoje?porque é boa,dura de quebrar.
Motoboys de São Paulo colocam ela na Rua,agora coloquem a nova twister pra ver se aguenta.
Viajei de cotia-sp à Ipubi-pe ida e volta e olha q a fazer era 2009 e nada aconteceu,é máquina sim,e que máquina.
Tenho uma fazer 250 2008 e coloco velocidade final dela em 152 km qualquer hora q eu acelerar sem esforco ,alen de ter conforto ela naa curvas e perfeita vc entra do jeito q quiser e a moto nao sai por nada
Ja estou na minha terceira Fazer 250, e posso garantir..ela nao deve nada pra Twister...é muito mais tecnologia embarcada.mais confortavel e economica... em relaçao a velocidade final e manutenção ambas são iguais... a Fazer só perde em valor de revenda porque brasileiro tem mania de exaltar a Honda...E vale ressaltar que o valente motor da Fazer está presente em todos os modelos dela desde o ano em que foi lançada, isso significa que é um motor muito confiável...ja a Honda, descontinuou a Twister para dar lugar a CB300,que foi um fiasco total. Hoje a Twister 250 está de volta e com motor de 2 valvulas tambem, que por sinal aos 3.000km ja tem problemas com vazamento de óleo...Mas bem, as duas estao aí, cada um escolhe a moto que achar melhor...e se quer moto pra andar msm na pista, nao tem jeito...infelizmente nesse quesito as duas tem "motorzinho"..se quer andar de verdade, vai de 600cc 4 cilindros
As Motocicletas de melhor qualidade e bom gosto que você vai conhecer!
Eu tenho Twister muito gastona e não anda tanto prefiro fazer
A Fazer só perde de final pelo fato da Twister ter 4 valvulas, cortar com 10500 rpm e ter 6 marchas... De resto a Fazer 250 ganha em tudo... Conforto, economia, tecnologia etc...FAZER 250 é muito melhor!!!!
Ainda continuo em duvido.
Mas tô pensando seiramseri em meter a cara numa FZ
Prefiro a fazer muito mais confortável é com a ciclística bem mais moderna.
Fazer 250 pouco mais econômica ,mais rápida na retomada mais silenciosa sem barulho de corrente,Twister carburada moto boa também anda mais de velocidade final
Se vc quer andar mais que uma Twister só comprar uma Hornet ... Fazer não tem obrigação de dar "pau" na Twister e na minha opinião a única coisa que Twister tem a mais que fazer e potência ... O que são +- 3 CV a mais ... De resto toma "pau" ... Muito simples... O propósito da fazer nunca foi potência e sim conforto e economia... Se vc e do tipow que acha que melhor e a moto mais rápida, então Twister e sua melhor opção... E obs a yamaha na modalidade de motos que a proposta e velocidade ela ganha da Honda.
tenho uma moto cb 250 twister 2005 e ja faz 10 anos...,nao troco pela nova twister e nem muito menos fazer!!! gosto do jeito q ela e ,competitiva!!! se e macia ou nao,isso pra mim nao importa....veiculo resistente,manutencao facil de achar um veiculo excelente!!! respeito a fazer sim,mas sou mais a twister.
Tenho uma fazer e pode colocar qualquer twister na pista pra vim na bota kkkkk #Feizao 250 de manobras
Fazer ou Twister bom cada um escolhe a moto q prefere e deus abençoe a escolha de cada um
eh galera eu gostei muito da twisterja tive 3 gostei muito
Olá amigo, sou venezuelano, já estive em 7 países, só queria te dizer que só aqui no Brasil as motos Honda são famosas MAS as motos Yamaha são as pioneiras em outros e aí segue a Kawasaki.
Concordo com você, não sei porque elogiam a Honda, se a Yamaha é a número 1 em outros países em qualidade
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