Pedrosa é o pole em Indianápiolis

O piloto da Repsol Honda, Daniel Pedrosa, fez a melhor volta e conseguiu a pole position nos treinos de qualificação para a corrida de domingo no Grande Prêmio de Indianápolis, nos Estados Unidos.

Seu tempo de 1min39s730 deu à ele sua segunda pole na temporada 2009, com seu rival mais próximo e segundo colocado, Jorge Lorenzo, não conseguindo tirar meio segundo de diferença.

O companheiro de equipe de Lorenzo e líder do campeonato, Valentino Rossi, também largará na primeira fileira. O italiano fez o terceiro melhor tempo nos últimos estágios do treino de qualificação, e ficou nove décimos atrás de Pedrosa.

A volta de Rossi impediu que Alex de Angelis, da San Carlo Honda Gresini, largasse da primeira fila por apenas um centésimo de segundo. O piloto de San Marino sairá da quarta posição e por enquanto faz uma das suas melhores apresentações da temporada.

Embora tenha caído com apenas dez minutos para o fim dos treinos, o piloto da Monster Yamaha Tech 3, Colin Edwards, conseguiu o quinto melhor tempo, logo na frente de seu compatriota americano, Nicky Hayden, que fechou a segunda fila.

O companheiro de equipe de De Angelis, Toni Elias, também caiu, mas mesmo assim conseguiu garantir a sétima colocação. O italiano Andrea Dovizioso e Marco Melandri se juntam à ele na terceira fila, com o oitavo e nono melhor tempo respectivamente. O britânico James Toseland fechou os dez melhores.

O substituto de Casey Stoner na Ducati Marlboro, Mika Kallio, também beijou o chão e largará da décima quinta posição, logo à frente do estreante Aleix Espargaró, temporariamente pilotando a Pramac Racing.

A corrida do Grande Prêmio Red Bull de Indianápolis acontecerá hoje (30/08/2009), e será transmitida pelo canal de TV por assinatura, SporTV2, a partir das 16horas.

Resultados:
1) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min39s730
2) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min40s236
3) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min40s609
4) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini), 1min40s620
5) Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1min40s961
6) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1min41s067
7) Toni Elias (ESP/Honda Gresini), 1min41s283
8) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min41s309
9) Marco Melandri (ITA/Hayate Racing), 1min41s530
10) James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 1min41s620
11) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki) 1min41s742
12) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min41s773
13) Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing), 1min41s910
14) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 1min42s038
15) Mika Kallio (FIN/Ducati Marlboro), 1min42s250
16) Aleix Espargaro (ESP/Pramac Racing), 1min42s577
17) Gabor Talmacsi (HUN/Scot Racing), 1min42s736

Pedrosa é o mais rápido nos EUA

O homem que marcou a melhor volta nos primeiros treinos livres do Grande Prêmio Red Bull de Indianápolis foi o piloto da Repsol Honda, Daniel Pedrosa, que percorreu os 4.216km de pista em 1min51s507 debaixo de muita chuva.

Com os pilotos rodando cerca de dez segundos abaixo do que se espera com o circuito seco, foi Pedrosa quem melhor configurou sua moto para as condições do dia, produzindo o tempo mais rápido na sexta das dezesseis voltas.

Esforços finais do campeão Mundial de 2006, Nicky Hayden, e do atual campeão do mundo, Valentino Rossi, os levaram para a segunda e terceira colocações, com 0s155 e 0s307, respectivamente, atrás do espanhol.

Assim como Hayden e Rossi, o companheiro de equipe do italiano, Jorge Lorenzo, conseguiu marcar seu melhor ritmo na última volta, ficando com a quarta colocação com um tempo de 1min51s894.

O par de pilotos de equipes satélites, Alex de Angelis – San Carlo Honda Gresini – e James Toseland – Monster Yamaha Tech 3 – ficaram com a quinta e sexta posições, e ambos procuram conquistar bons resultados no domingo para tentar assegurar seus empregos na MotoGP 2010.

Os dez melhores foram completos por Loris Capirossi, da Rizla Suzuki, o piloto natal e companheiro de equipe de Toseland, Colin Edwards, Andrea Dovizioso, da Repsol Honda, e Marco Melandri, da Hayate Racing.

Aleix Espargaró fez sua estréia na classe rainha do motociclismo mostrando um bom trabalho ao conseguir o décimo quinto melhor tempo, ficando na frente de Gabor Talmacsi e de seu temporário companheiro de equipe, Niccolò Canepa.

O grid de largada será definido nos treinos de qualificação de amanhã, a partir das 15 horas. A corrida acontece no domingo, e será transmitida pelo canal de TV por assinatura, SporTV2, a partir das 16 horas.

Resultados:
1) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min51s507
2) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro) 1min51s662
3) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min51s814
4) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min51s894
5) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini), 1min52s264
6) James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 1min52s888
7) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min52s928
8) Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1min53s128
9) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min53s151
10) Marco Melandri (ITA/Hayate Racing), 1min53s590
11) Mika Kallio (FIN/Ducati Marlboro), 1min53s967
12) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 1min54s554
13) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min55s674
14) Toni Elias (ESP/Honda Gresini), 1min55s788
15) Aleix Espargaro (ESP/Pramac Racing), 1min56s204
16) Gabor Talmacsi (HUN/Scot Racing), 1min56s594
17) Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing), 1min58s244

Sherco compra a falida Scorpa

Após decretar falência, Scorpa passa a fazer parte da francesa Sherco

Mesmo depois de declarar o encerramento de suas atividades, no mês de julho, a Scorpa, finalmente, voltará à ativa. Marc teissier, proprietário da hispano-francesa Sherco, adquiriu os direitos sobre a Scorpa. Desse modo, as motocicletas Scorpa passarão a ser produzidas na cidade de Nimes, juntamente com as endureiras da Sherco. A Scorpa foi fundada em 1995 e ficou famosa por fabricar máquinas off-road com motorização Yamaha, principalmente, para trial.



Clique nas imagens para poder ampliar

Empresa lança Honda CBR 1000 RR Playboy

Empresa francesa personalizou esportiva em alusão ao Mundial de MotoGP


Quando a equipe LCR Honda anunciou que passaria a contar com o patrocínio da Playboy, todos os olhares se voltaram para as máquinas: a RC 212 V e a modelo que ilustrava as fotos. No entanto, a motocicleta estava reservada apenas para as pistas, na disputa do Mundial de MotoGP. Mas, para resolver o problema dos fãs da moto, a Koncept AD acaba de criar uma versão personalizada da esportiva.

A empresa francesa, especializada em customizar motocicletas, utilizou a CBR 1000 RR para dar vida a um modelo de rua da Honda “Playboy”. A réplica não limitou-se às características estéticas da sport, mas também passou por mudanças técnicas. Desse modo, a moto ficou ainda mais próxima da versão das pistas.

O preço cobrado pela esportiva é de 28.790,00 euros, na França, — equivalente a R$ 77.000,00 (cotação do dia).

Loris Capirossi continu na Suzuki até 2010

A Suzuki anuncia que garantiu os serviços de Loris Capirossi para o Campeonato Mundial de MotoGP de 2010.

Loris Capirossi vai assinar uma extensão de um ano ao seu atual contrato com a Suzuki durante a visita do MotoGP a Indianápolis neste fim-de-semana. O experiente italiano juntou-se à Suzuki no início da época de 2008 e tornou-se figura muito respeitada e influente dentro da divisão de competição da marca de Hamamatsu.
O acordo com Capirossi dá por concluído o alinhamento de pilotos da Suzuki no MotoGP para 2010, isto na sequência do recente anuncio da contratação da jovem estrela espanhola de 24 anos Álvaro Bautista por dois anos.


Loris Capirossi:
"Estou muito contente por continuar a trabalhar com a Suzuki e com todos os que estão envolvidos no Grupo de Competição e na equipe. Adoro trabalhar com a minha equipe e aqui sinto-me mesmo em casa. Quando entrei para a Suzuki queria mesmo vencer corridas e continua a ser esse o meu objetivo. Adoro a competição e o desafio e a minha ambição de sucesso está tão forte como nunca. Estamos 100% concentrados no desenvolvimento da GSV-R de forma a que se torne numa moto vencedora de corridas e os melhoramentos que nos foram entregues recentemente mostram que a Suzuki está a trabalhar no caminho certo. Estou contente por ter assinado de novo nesta altura da época uma vez que dá grande motivação para o resto do ano e me incentiva a preparar a moto para 2010."

Paul Denning – Diretor Desportivo:
"O Loris traz muito caráter, bravura e experiência à Suzuki e as suas opiniões técnicas são muito valiosas. Ele ainda tem grande determinação para vencer – agora temos de reagir aos seus pedidos e dar-lhe as ferramentas para ser o mais competitivo possível. Esperamos que o Loris, com a jovem exuberância do Álvaro a seu lado na próxima época, seja uma boa parceria. O Loris é um grande companheiro de equipe, mas de certeza que não vai querer ser batido pelo tipo mais novo, pelo que estou certo que vai lutar arduamente".

"Este anúncio confirma que a Suzuki e o Chris Vermeulen não vão continuar a trabalhar juntos em 2010. Em nome da Suzuki Motor Corporation e de toda a equipe, incluindo o patrocinador Rizla, quero desejar a melhor sorte ao Chris no seu futuro. Ele tem sido uma grande mais-valia para nós e um verdadeiro profissional – mesmo quando as coisas não correram como planeado. Tivemos alguns pontos altos muito positivos com o Chris – a primeira vitória da Suzuki com a 4 tempos em Grandes Prêmios, em 2007 em Le Mans, foi claramente o mais alto. Esperamos que ele continue a ter sucesso ao longo da sua carreira e acreditamos que o Chris, a Toni (namorada de Vermeulen) e toda a sua família vão continuar sempre amigos da equipe".

Suzuki mostra nova Gladius “black”

SFV650 tem um motor bicilíndrico em V de 654 cm³ e custa 6.299,00 euros


Lançada no início deste ano no exterior como nova aposta da Suzuki para o mercado de nakeds médias, a SVF650 Gladius já recebe novidades. Seguindo uma tendência estética que está na moda, a moto recebeu um visual “black”, a exemplo de máquinas de outras fabricantes.

Com praticamente todos os itens na cor preta, a Gladius segue com os restantes dos itens idênticos ao da versão tradicional. A motocicleta é impulsionada por um motor V2 a 90º de 654 cm³, o mesmo da maxitrail V-Strom. Este conjunto tem um caráter polivalente, funcional e econômico. Com certeza, seria uma boa pedida ao mercado brasileiro.

Na Europa, a Gladius custa 6.299,00 euros — equivalente a R$ 16.700,00 (cotação do dia).

Nova Yamaha Ténéré é flagrada no Brasil

Motocicleta da Yamaha deve ser apresentada no Salão Duas Rodas



Ao que tudo indica, a marca dos diapasões está no processo final de tropicalização da XT 660 Ténéré. A maxitrail deve estar presente no próximo Salão Duas Rodas. O evento, que ocorre de 7 a 12 de outubro, terá como palco o Anhembi, em São Paulo.


O fato ficou ainda mais evidente devido a um flagra da motocicleta circulando pelas ruas brasileiras, que vazou na internet. A Ténéré foi fotografada em São Paulo escoltada por duas Fazer de placas verde, utilizadas em veículos de teste. A estética da motocicleta destaca-se por ser mais off-road que a XT 660R, da qual herda o mesmo propulsor — um monocilíndrico de 660 cm³ com injeção eletrônica.


Enquanto isso, a transmissão secundária é feita por de corrente e o chassi tubular de aço. Mesmo com aptidões aventureiras, a Ténéré também tem muito conforto para ser utilizada na cidade. Além disso, o nome da motocicleta ainda é muito forte no Brasil e a novidade deve ser produzida pela marca em Manaus, tornando-a mais barata. Acreditamos que a moto chegará ao nosso mercado custando cerca de R$ 30.000,00.

Fonte: Motociclismo Online
Por: Rafael Miotto

Jorge Lorenzo renova com a Yamaha para 2010

Piloto espanhol será o companheiro de Valentino Rossi na temporada do ano que vem


O espanhol Jorge Lorenzo renovou por mais um ano com a Yamaha e disputará o campeonato de MotoGP de 2010 pela equipe. Havia especulação de uma possível contratação de Lorenzo pela Ducati, mas isso chegou ao fim com o anúncio desta terça-feira.

- Estou muito feliz. Hoje (terça) é um bom dia porque decidi continuar na Yamaha. Foi uma decisão importante e é por isso que demorei algumas semanas para fazê-la. Isso é o melhor para mim neste momento. Gostaria de agradecer à equipe por terem cumprido tudo o que prometeram – disse Lorenzo ao site “Autosport”.

Um dos dirigentes da equipe, Lin Jarvis, acrescentou que espera que Lorenzo continue na equipe por várias temporadas e faça história. O espanhol é o atual vice-líder da MotoGP, atrás apenas do seu companheiro de equipe, Valentino Rossi.

- Estamos obviamente maravilhados que Jorge tenha decidido ficar na Yamaha na próxima temporada e esperamos que ele continue por muitos anos. Jorge já mostrou seu talento, sua habilidade de aprendizado e sua capacidade de competir em alto nível com muitas performances excelentes em 2008 e 2009 – elogiou Jarvis.

Vendas de Motos Crescem em Agosto


A primeira quinzena de agosto confirmou a tendência de recuperação do mercado de duas rodas apontada por especialistas. Em julho as vendas já haviam crescido em relação ao mês anterior.

Na primeira quinzena de agosto as vendas de motos aumentaram quase 3% (72,8 mil unidades) ante a quinzena inicial de julho (70,7 mil), mas ficaram 28,68% inferiores ao volume de período similar de agosto de 2008 (89,5 mil). Porém tudo indica que as vendas deste mês seriam ainda melhores que as de julho.

Honda e Yamaha apresentam suas motos cross 2010

Honda e Yamaha anunciam novidades em seus off-road da categoria MX2 de 250cc

A última etapa do Campeonato Mundial de Motocross deste ano está marcada para 13 de setembro em Canelinha, Santa Catarina. Enquanto as feras da modalidade aceleram atrás do título no motódromo brasileiro, as principais fabricantes se adiantaram e já lançaram os modelos 2010 de suas motocicletas off-road profissionais nos mercados norte-americano e europeu.

A Honda mostrou recentemente a nova CRF 250R, que traz como principal novidade a injeção eletrônica de combustível ao modelo da marca na categoria MX2 (antiga 125cc dois tempos). A Yamaha, por outro lado, não sucumbiu à alimentação eletrônica. A YZ 250F 2010 ganhou novos acertos no velho carburador, porém traz mudanças radicais em sua ciclística, como o novo quadro bilateral, entre outras.

Conheça algumas novidades dos dois modelos que prometem protagonizar disputas emocionantes nas pistas de motocross no próximo ano.

250CC INJETADA

Depois da bem sucedida experiência com a injeção eletrônica na CRF 450R, lançada em 2009, a Honda implanta o sistema em sua irmã menor, a CRF 250R. Mas esta não foi a única mudança: segundo a empresa, a CRF 250 é nova dos pés à cabeça.

Como é regra em modelos profissionais, a Honda afirma que houve um ganho de potência na nova CRF 250R, porém não divulga números. O que importa é que o compacto monocilíndrico quatro tempos de exatos 249 cm³ teve o diâmetro do cilindro aumentado, assim como a taxa de compressão. Resultando, teoricamente, em mais potência. E potência em altos giros já que com o comando de válvulas batizado de Unicam, a CRF 250R atinge incríveis 13.500 rpm.

Para chegar lá conta com a ajuda da tecnologia oriunda da motovelocidade: as molas das quatro válvulas são feitas do mesmo material da moto de Dani Pedrosa, piloto Honda na MotoGP. Com a economia de combustível que a injeção proporciona, a Honda diminuiu a capacidade do tanque para 5,7 litros - diminuindo o peso na dianteira da moto. Vale lembrar que a 250R é o modelo para rodar em circuitos de motocross, por isso sua baixa autonomia.

Outra medida para emagrecer a 250R foi a aposentadoria da bela dupla saída de escape que equipa o modelo 2009. A moto ficava equilibrada, linda, porém 850 g mais pesada. Para aprimorar ainda mais a pilotagem, o quadro de dupla trave em alumínio teve sua geometria alterada. A balança traseira foi alongada em 29 mm e as suspensões, completamente modificadas. A boa notícia para os fãs de motocross é que as melhorias resultaram em um aumento de apenas U$ 200 (ou R$ 366) no preço final - ao menos nos Estados Unidos.

YAMAHA BOA DE CURVA

Na contramão das tendências mundiais, a Yamaha manteve o carburador no seu modelo de 250cc quatro tempos. Preferiu apostar em uma ciclística completamente nova. Segundo os engenheiros da marca, tudo na YZ 250F - do novo quadro ao desenho do banco - foi projetado para oferecer um desempenho inigualável nas curvas.

O novo quadro de alumínio ganhou formato bilateral, aposentando o tradicional desenho de espinha dorsal. São duas traves superiores desenhadas especificamente para sustentar o motor de um cilindro e 250cc. Radiador e tanque de combustível foram reposicionados para contribuir com a centralização de massas.

O cáster e o trail da roda dianteira ganharam novos ângulos. O garfo invertido (upside-down) da suspensão dianteira teve seu interior redesenhado para aumentar a sensação de segurança do piloto para acelerar nas curvas. Pois, como bem lembra a apresentação da nova YZ 250F, "uma prova de motocross é vencida ou perdida nas curvas". Outra mudança ficou por conta da posição da mola traseira que foi alterada.

Para completar o conjunto, a Yamaha aprimorou ainda mais a ergonomia de sua 250F. O modelo 2009 já era digno de elogios nesse quesito, mas a marca afirma que as melhorias ajudam o piloto (advinhe!) a contornar curvas com mais facilidade. O banco é totalmente reto e o conhecido perfil esguio das motos azuis de motocross facilita se movimentar sobre a moto. O guidão agora é ajustável em quatro posições para se adaptar a cada piloto.

Agora resta aguardar as duas representantes da categoria 250cc disputarem ombro a ombro a liderança do mercado e também das provas de motocross. Os modelos devem desembarcar no Brasil somente no próximo ano.

Holambra: no caminho das flores

Um passeio perfeito tem que ter vários fatores conspirando em favor do motociclista: tempo bom, sol e céu azul; estradas em boas condições de rodagem e, de quebra, uma moto no melhor estilo touring e uma excelente companhia. Mas está faltando um pretexto, um motivo: visitar amigos no interior, participar de encontros de motos ou, simplesmente, escolher uma cidade que tenha uma boa infraestrutura turística.

Então, a opção foi rodar até Holambra, que fica a 140 quilômetros da cidade de São Paulo. Pequena, acolhedora e com ares europeus, Holambra pode ser uma boa dica de roteiro curto, feito no mesmo dia – o famoso bate-e-volta. O local oferece bons hotéis e restaurantes, além de muitas opções de lazer e entretenimento.

A Estância Turística, conhecida como “Cidade das Flores”, organiza anualmente a Exploflora, que neste ano acontece de 3 a 27 de setembro, e é considerada a maior festa de flores da América da Latina. Cores e aromas se misturam e vão “enfeitiçar” os turistas. Além das flores, a marca registrada da cidade são os moinhos.

Fonte: Info Moto
Por: Aldo Tizzani

Dafra Speed 150 2010 perde desempenho

De janeiro até a segunda quinzena de agosto já foram emplacadas exatas 22.312 unidades da Dafra Speed 150. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a moto é a sexta mais vendida na categoria street.



Além da grande exposição de mídia, do preço competitivo (R$ 4.640), a versão 2010 da Speed agora está menos poluente, já que o modelo passou a atender a terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). As regras de emissões de poluentes entraram em vigor em janeiro, mas somente agora a moto passou por uma recalibração do sistema de combustão e de ignição e adotou um sistema que injeta ar no escapamento para reduzir a emissão de Monóxido de Carbono (CO). Além disso, ganhou novo catalisador no interior do tubo do escape.

Em função das modificações, o motor perdeu potência e torque. Com 149,4 cm³, agora o propulsor de origem chinesa da marca Lifan gera 11,1 cavalos de potência máxima a 8500 rpm (antes eram 13,2 cv a 7.700 rpm). O mesmo aconteceu com o torque. Caiu de 1,31 kgf.m a 7.000 rpm para 1,20 kgfm a 7.800 rpm. Analisando os números e rodando com Speed 150 fica evidente a perda de desempenho, principalmente em baixas rotações.

Zero Motorcycle lança trail elétrica

A canadense Zero Motorcycles, que já produziu uma off-road e uma supermoto elétricas, lançou a versão trail para uso em vias públicas.



Com pneus de uso misto e o mesmo visual de sua irmã supermotard – design nada atrativo, vale dizer – a Zero DS tem suspensões de longo curso que permitem enfrentar estradas de terra e outros obstáculos com desenvoltura. Além de contar com farol, espelhos retrovisores e luzes de direção, itens que permitem seu uso urbano. Alimentada por uma bateria de lítio, a Zero DS pode chegar a 90 km/h e tem autonomia para até 5 horas de uso. Seu preço é de U$ 9.950.

Agência Info Moto

Moto GP - Chris Vermeulen fora da Suzuki

Chris Vermeulen, o único piloto a vencer uma corrida da MotoGP com a Suzuki GSV-R, vai deixar a equipe ao final da temporada 2009.


O australiano, campeão Mundial da Supersport e dez vezes vencedor de corridas do WSBK pela Honda, fez sua estréia na MotoGP na equipe Camel Honda, por duas corridas, em 2005. Vermeulen, então, se assegurou numa equipe em 2006, quando foi para a Suzuki e lá permanece até hoje.

O piloto de 27 anos conseguiu duas poles e um pódio durante o ano final da classe 990cc, e depois fez história para a Suzuki na quinta rodada da primeira temporada da 800cc, quando venceu na chuva, em Le Mans. A vitória foi a primeira da marca desde 2001, em Valência, quando Sete Gibernau ganhou com a 500cc dois tempos.

Vermeulen conseguiu dois pódios em 2008 e terminou o campeonato na oitava posição, comparado com um pódio e o décimo lugar para seu companheiro de equipe Loris Capirossi. Nenhum dos pilotos da Suzuki chegaram ao pódio na temporada 2009.

Depois do Grande Prêmio da República Checa foi anunciado que o piloto da 250cc, Alvaro Bautista, assinou um contrato de dois anos com a Suzuki. Capirossi insinuou que estava muito perto de fechar um novo contrato para 2010, portanto a partida de Vermeulen já era esperada.

“Vermeulen deixou a Suzuki definitivamente”, disse o empresário do piloto, Phil Baker. “Sentimos que uma mudança era necessária para que ele pudesse correr na frente, procurando vitórias, seja na MotoGP ou no WSBK”, completou.

A única certeza no futuro do piloto australiano é a saída da marca japonesa no final da temporada 2009.

Produzida no Brasil Ninja 250R Custará R$ 15.550,00

Pequena esportiva e a naked Z750 serão montadas pela Kawasaki no Brasil

Ter uma motocicleta com apelo esportivo é o sonho de muitos motociclistas. Porém, o preço elevado das “sport” de alta cilindrada acaba impedindo a concretização deste desejo. Assim, opções de menor cilindrada tornam-se uma alternativa mais acessível aos amantes de duas rodas e, nesta sexta-feira (21), a Kawasaki anunciou que a Ninja 250R terá o novo preço sugerido de R$ 15.550,00, diminuindo os R$ 18.800,00 cobrados anteriormente.

O fato ocorreu devido ao início da produção da Ninja 250R no Pólo Industrial de Manaus, que começará ainda em 2009. Com este processo adiantado, a marca japonesa reduziu o valor da moto, inclusive, dos estoques remanescentes de unidades importadas. Outro produto que será montado no Brasil trata-se da naked Z750, que passa a custar R$ 33.990,00, em contrapartida ao valor antigo de R$ 39.900,00.


Perto de comemorar um ano de suas atividades oficiais no Brasil, a Kawasaki Motors do Brasil conta com 16 concessionárias espalhadas pelo país e, até o final do ano, a expectativa é alcançar 30 lojas. A marca também divulgou que mais novidades estão a caminho e serão apresentadas no Salão Duas Rodas, de 7 a 12 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Confira nova tabela de preços sugerido da Kawasaki (sem frete incluso):
Ninja 250R 2009 — R$ 15.550,00
Ninja ZX-6R 2008 — R$ 42.450,00
Ninja ZX-10R 2009 — R$ 58.800,00
Z750 2009 — R$ 33.990,00
Vulcan 900 Classic 2009 — R$ 35.550,00
KLX110 2009 — R$ 6.990,00
KLX110 Monster 2009 — R$ 7.299,00
KX65 2009 — R$ 13.800,00
KX65 Monster 2009 — R$ 14.800,00
KX250F 2009 — R$ 26.800,00
KX450F 2009 — R$ 32.500,00

Arena Cross - Mais um show está por vir

São Bernardo do Campo está em contagem regressiva para receber a quinta etapa do Arena Cross, marcada para este sábado na Avenida Presidente Kennedy, em frente ao ginásio de esportes. E a cidade do Grande ABC paulista terá um representante na disputa: Kauê Fernandes, da categoria 85cc. A expectativa é de que cerca de 80 pilotos acelerem em busca de valiosos pontos, que estarão em jogo ainda para as classes Pro, Júnior, 65cc e 50cc.


A etapa promete ser inesquecível para o piloto da casa, que pela primeira vez vai conseguir juntar os amigos para assisti-lo. “As competições são sempre longe de casa. Competir em aqui é muito bom porque chamei todo mundo, meus amigos e familiares. Eles vão comparecer em massa para me assistir”, diz Kauê, bastante empolgado.

As disputas nas cinco categorias estão bem acirradas. Na categoria Pro, o goiano Wellington Garcia (Honda/ASW) segue na frente com 100 pontos, seguido de Jean Ramos (Honda/Pirelli), com 98 pontos. Na categoria Júnior, o primeiro colocado Hector Assunção, da equipe Honda, disparou no ranking geral com quatro vitórias consecutivas. Ele está com 80 pontos, enquanto o segundo colocado, Gustavo Takahashi (Honda), soma 55.

Os líderes das outras três categorias do Arena Cross são Everaldo Filho (categoria 85cc, com 63 pontos), Pepê Bueno ( categoria 65cc, com 69 pontos) e Enzo Lopes ( categoria 50cc, com 60 pontos). Os treinos para a quinta etapa começam às 13h e as provas têm início às 19h.

Segundo a organização, os ingressos já estão quase esgotados. Quem quiser assistir ao Arena Cross, pode encontrar os últimos ingressos nas concessionárias Honda Remaza Rudge Ramos e Remaza ABC e trocá-los por dois quilos de arroz ou de feijão.

Arena Cross 2009 – 5ª etapa em São Bernardo do Campo (SP)
Data: 22 de agosto (sábado)
Local: Av. Presidente Kennedy (em frente ao ginásio de esportes)
Ingressos: Troque dois quilos de arroz ou feijão por um ingresso nas lojas da concessionária Honda Remaza Rudge Ramos e Remaza ABC.
Treinos: 13h
Provas: 19h

Brasileiro de Enduro FIM foi a Curitiba - PR

Nielsen e Gregório foram os destaques da prova


O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, chegou a sua nona e décima etapas no último fim de semana 15 e 16 de agosto, na cidade de Curitiba, Paraná. O evento, realizado no bairro de Campo Magro, estreou no calendário do nacional da modalidade com um percurso rápido e desafiador. Ao todo, foram percorridos mais de 350 km nos dois dias de provas, sendo 3 voltas em cada dia. O trajeto ainda contava com 6 especiais (trechos cronometrados) em cada giro.

Ao término do fim de semana, o grande vencedor foi o piloto da Suzuki Nielsen Bueno, que mais uma vez venceu as etapas e manteve-se na liderança da classe E1, principal do certame. Ike Klaumann, da equipe The Red Sector, foi o segundo duas vezes e segue na disputa pelo título da categoria. Cauê Aguiar, piloto da revista Moto Verde, aproveitou a oportunidade de fazer uma matéria e também competiu, terminando na 3ª posição à frente de Guto Klaumann.

Pela classe E2, o destaque foi o piloto gaúcho Gregório Caselani, que com dois 1º lugares, venceu a nona consecutiva e deu um importante passo rumo ao título da categoria.


Fonte: Cauê Aguiar
Imagens Leandro Taques

Honda descarta produzir a EVO6

"Muscle-bike” seria a alternativa da marca da asa para rivalizar com a V-Max



Com um visual arrebatador, a Honda EVO6 chamou muita atenção do público quando foi apresentada no Salão de Tóquio, em 2007. Informações rondavam no exterior de que a motocicleta estaria a ponto de entrar em linha de produção. No entanto, a crise mundial fez a Honda repensar seus planos e, pelo menos por enquanto, o projeto ficará guardado.

Desse modo, a marca da asa fica sem o produto que bateria de frente com a lendária Yamaha V-Max. A EVO6 foi criada por Tesuya Nakazawa, designer da mitológica CBR 900 RR 1992. E em seu “coração” bateria o poderoso propulsor de 1800 cm³ presente na Goldwing. Quem sabe no futuro a fabricante não volta a pensar na ideia?

Honda XL 1000V Varadero

A XL 1000V Varedero reúne características como conforto e versatilidade, aliadas a um design moderno, tecnologia de ponta e um potente motor derivado de motos esportivas.


Uma Motocicleta Imponente

Uma das principais características da XL 1000V Varadero é o seu visual imponente. O pára-brisa contribui para o conforto e prazer na pilotagem, uma vez que proporciona comodidade e maior proteção contra o vento para pilotos de várias estaturas. O equipamento pode ser ajustável em duas posições, com variação de 40 mm na altura.

A comodidade, tanto para o piloto quanto para o garupa, é ampliada pelo assento com formato mais largo e que oferece melhor encaixe das pernas junto ao tanque. O tecido texturizado melhora a aderência e impede, por exemplo, que o garupa escorregue para frente. Larga também é a pedaleira do passageiro, que resulta em melhor apoio para os pés e conforto para encarar longas viagens.

O painel de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros eletrônicos com mostradores analógicos, além de um display digital formado por hodômetro total, parcial A e B, marcador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e relógio digital. Outro atrativo é a função capaz de mostrar quanto é possível percorrer até o próximo reabastecimento. Essa informação é calculada com base no combustível disponível (reserva) e no seu consumo, sendo verificado a cada instante. A motocicleta também tem luzes-espia (neutro, reserva, ABS, injeção eletrônica e óleo do motor).

Um porta-objetos localizado na parte superior direita da carenagem é ideal para guardar documentos e volumes pequenos. O compartimento é protegido com chave, aumentando a segurança.

O conjunto traseiro se destaca pelo desenho moderno, a começar pelo seu amplo bagageiro integrado à alça do garupa e à rabeta. As setas e a lanterna de freio formam um conjunto único e as ponteiras do escapamento são de aço inox, o que confere qualidade e tecnologia.

Motor Potente e de Elevado Torque

O grande atrativo dessa motocicleta é o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 996 cm3, arrefecido a líquido, bicilíndrico em “V” com inclinação de 90º entre os cilindros.

Tem elevado torque (9,9 kgf.m a 6.000 rpm), assegurando ótima dirigibilidade e agilidade. Oferece também potência elevada (93,8 cv a 7.500 rpm) para a pilotagem tanto no uso urbano quanto no uso estradeiro.

O modelo possui sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que proporciona respostas rápidas ao comando do acelerador. Também dispõe de um sistema responsável por verificar o funcionamento do motor, por meio de sensores que controlam o fluxo de ar e minimizam a emissão de gases. Com isso, a Varadero está em conformidade com o Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

O chassi do tipo pivot-less (diamond) é robusto e resistente às torções. As suspensões ganham destaque no conjunto graças à sua geometria, que favorece a estabilidade direcional na pilotagem em estradas. Na traseira, a suspensão Pro-link tem curso de 145 mm e tem possibilidade de 40 ajustes na pré-carga da mola. Já na dianteira, a suspensão é do tipo garfo telescópico de 175 mm de curso.

A aderência e a estabilidade da motocicleta são asseguradas pelos pneus (110/80 na frente e 150/70 na traseira) sem câmara e pelas rodas de liga leve de três pontas (aro 19” na dianteira e 17" na traseira).

Alta Tecnologia e Segurança

A alta tecnologia Honda foi aplicada no avançado sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) com DCBS (Dual Combined Brake System). Enquanto o sistema ABS é responsável por evitar o travamento dos freios e oferecer frenagens seguras em qualquer condição de piso, o DCBS controla e distribui a frenagem entre a roda dianteira e a traseira. O freio dianteiro possui discos duplos de 296 mm de diâmetro e pinça com três pistões. Já o traseiro tem disco simples, com 256 mm de diâmetro.

O modelo conta ainda com o sistema H.I.S.S (Honda Ignition Security System), que faz a identificação por meio de chip eletrônico localizado na ignição. Somente a chave original tem capacidade para acionar o motor.

A XL 1000V Varadero já está disponível nas 80 concessionárias Honda habilitadas para a comercialização de motocicletas importadas. Seu preço público sugerido é de US$ 28.064,00 (ou R$ 56.717,34 ao câmbio de US$ 1 = R$ 2,021).

Ducati quer contratar Jorge Lorenzo

Equipe teria feito proposta milionária para tirar o espanhol da Yamaha


A disputa interna entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo na Yamaha pode estar próxima de um fim. Com o ótimo desempenho de Lorenzo na pista, outras equipes já estão sondando o piloto e, após rumores de uma possível transferência para a Honda, a “bola da vez” é a Ducati. Após o afastamento de Casey Stoner por problemas de saúde e oas maus resultados de Nicky Hayden, o espanhol seria a esperança dos italianos para bater Rossi e a Yamaha.

Informações vindas da Europa dão conta que a Ducati teria oferecido um contrato de 14 milhões de euros para ter Lorenzo por dois anos. Apoiada por sua patrocinadora, a Malboro, a Ducati teria entrado em contato com o empresário do piloto depois do GP de Brno, na República Checa. No entanto, nada ainda foi fechado e uma confirmação pode aparecer nos próximos dias.

Robô Pilota Moto Igual a Humano

Máquina foi desenvolvida para realizar testes extremos em motocicletas


Imagine deparar-se na rua com uma motocicleta sendo comandada por um robô em nossas ruas? Com certeza, isso pode parecer apenas cena de um filme, entretanto, algo parecido pode não estar tão longe de acontecer. Desenvolvido pela Castrol, “Flossie” é uma máquina capaz de pilotar motos por longos períodos.

A empresa desenvolveu o robô para testar o desempenho de seus óleos sintéticos em condições de uso extremo. “Flossie” é capaz de aguentar altas temperaturas e ruídos provocados pelos testes. Além disso, percebe mudanças sutis no funcionamento da motocicleta, como alterações na embreagem e acelerador.

Toda essa habilidade permite ao robô dirigir qualquer tipo de veículos de duas rodas motorizados, desde motos convencionais até os scooters automáticos. Por enquanto, “Flossie” não é capaz de se equilibrar em cima das motocicletas e nem reconhecer obstáculos visualmente.

Fonte: Motociclismo Magazine
Por: Rafael Miotto

Resultado da Enquete


61% dos internaltas que acessam diariamente o Line Moto acham otimo as notícias e informações vinculadas por esse portal, confira a seguir os resultados da enquete na integra:

Enquete: "O que você achou do site"

Pessímo - 7%
Ruim - 0%
Bom - 30%
Ótimo - 61%

Agradecemos a confiança!

Kawasaki resgata mítico motor de 750cc

Foi uma naked de 750cc que mudou o cenário mundial das motocicletas há quatro décadas. Em 1969, a Honda apresentava a CB 750, que marcou o início do domínio japonês no mercado de duas rodas e o consequente ocaso das tradicionais marcas européias. Agora 40 anos depois, desembarca no Brasil outra 750cc de origem japonesa: a Kawasaki Z 750.

Nem se compara ao impacto causado pela CB 750, eleita a moto do século passado, porém essa japonesa, além de chegar para disputar o acirrado segmento naked de média cilindrada, faz parte da primeira gama de modelos importados oficialmente pela Kawasaki do Brasil. A Z 750 traz motor de maior capacidade cúbica e design agressivo para enfrentar as já consagradas nakeds Honda CB 600F Hornet e Yamaha FZ-6N.



Design Diferenciado

No melhor estilo streetfighter (lutadora de rua, em inglês), em vez do tradicional farol redondo, a Kawa Z 750 conta com conjunto óptico com recortes angulosos e uma pequena carenagem na cor da moto que, no caso da unidade avaliada, era verde Kawasaki com detalhes em preto.

Mais que o motor à mostra, chama atenção a ponteira de escapamento em formato triangular. De tão inusitada, faz muitos pensarem que se trata de um item de personalização. Assim como a rabeta mínima com sua lanterna de LEDs e os espelhos de linhas retas. Enfim, harmoniosa de cabo a rabo, a Z 750 é uma moto bonita de se olhar – e, convenhamos, beleza nas motos também é fundamental.

Motor Liso

Assim como fundamental nessa categoria naked é um motorzão que funcione “redondo”. Adaptado às condições brasileiras, o propulsor de quatro cilindros em linha, oito válvulas (quatro por cilindro), comando duplo no cabeçote (DOHC) com refrigeração líquida acelera de forma impressionante. Resultado da bem acertada injeção eletrônica e do torque máximo de 8,00 kgf.m já a 8.000 rotações. Desempenho que faz a Z 750, literalmente, saltar na frente das concorrentes em acelerações – faz de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.


Por outro lado, sua potência maior de 106 cavalos (4 cv a mais que a Honda Hornet) a 10.500 rpm não resulta em uma velocidade final muito superior. Na pista de teste, atingiu 234 km/h no belo painel digital, porém a velocidade real foi de decepcionantes 214 km/h. Não que a Z 750 seja uma moto lenta, porém com motor de maior capacidade e pinta de moto esportiva, esperava que “andasse” mais que as concorrentes.

Ciclística e Pilotagem

Depois de algum tempo com essa Kawa Z 750 na pista de teste, outra surpresa desagradável: apesar da proposta urbana e versátil inerente às nakeds, o banco tem espuma estreita e dura, cansando o piloto. Pior ainda deve ser a garupa que tem apenas um pedaço de espuma para se acomodar e não conta nem mesmo com alças de apoio.

Apesar do banco, o piloto fica em posição ereta e confortável. A Z 750 aposta em um guidão mais largo que outras motos da categoria. Certamente para compensar o reduzido ângulo de esterço do modelo, que dificulta manobras em baixa velocidade. Atrapalha também seu peso mais elevado (203 kg a seco) em relação à Hornet (173 kg a seco), por exemplo.

Já o desenho do tanque e a posição das pedaleiras fazem com que o motociclista se encaixe perfeitamente nessa naked Kawasaki. Com o potente motor à disposição, senti-me à vontade para “abusar” da Z 750. Nas retas era pura diversão ver o conta-giros de leitura analógica crescer na escala e a velocidade aumentar no velocímetro digital.

Até aí tudo “quase” perfeito. Não fosse pela decepção com essa Kawasaki nas curvas. Apesar das boas especificações - garfo invertido (upside-down) com regulagem da pré-carga, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira -, o acerto das suspensões na unidade testada estava “mole” demais. Bastava deitar que a frente balançava, girava o acelerador e o torque do motor fazia a roda traseira querer escapar nas curvas. Talvez com uma regulagem melhor esses sintomas possam ser minimizados. Vale lembrar que as rivais Honda Hornet e Yamaha FZ-6N não trazem ajustes no garfo dianteiro, mas nem por isso transmitem instabilidade nas curvas.

Porém, os freios da Z 750 merecem destaque. Além de belos discos no formato margarida, duplo na frente e simples atrás, proporciona uma frenagem eficiente e segura. Estão totalmente de acordo com o desempenho da motocicleta, sendo um dos pontos fortes do modelo.

Dessa forma, “sambando” nas curvas, acelerando para valer nas retas e freando com eficiência, a Kawa Z 750 chega ao Brasil com seu design agressivo para enfrentar uma dura concorrência. Uma luta ainda mais difícil se considerarmos que a naked da Kawasaki tem preço superior: R$ 39.990 contra R$ 35.000 da Hornet e R$ 32.200 da FZ-6N.

FICHA TÉCNICA:
Motor: Quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro, DOHC, com refrigeração líquida
Capacidade: 748 cm³
Diâmetro x Curso: 68,4 x 50,9 mm
Taxa de compressão: 11,3 :1
Potência máxima: 106 cv a 10.500 rpm
Torque máximo: 8,00 kgf.m a 8.300 rpm
Câmbio: 6 marchas
Quadro: Espinha dorsal tubular em aço
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido (upside-down) com regulagem da pré-carga da mola e 120 mm de curso
Suspensão traseira: Balança monoamortecida com amortecedor a gás e regulagem de 7 posições na pré-carga da mola e 125 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm de diâmetro em forma de margarida e pinça de pistão duplo
Freio traseiro: Disco simples de 250 mm de diâmetro em forma de margarida e pinça de pistão simples
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Pneu traseiro: 180/55 ZR 17
Comprimento: 2.085 mm
Largura: 805 mm
Altura: 1.100 mm
Altura do assento: 815 mm
Distância entre eixos: 1.440 mm
Tanque de combustível: 18,5 litros
Peso: 203 kg
Cores: azul, preta e verde
Preço: R$ 39.990,00

Fonte: Agência Infomoto
Por: Arthur Caldeira

Americana Buell Reafirma sua Vocação Esportiva

Criada em 1983 pelo ex-piloto e ex-funcionário da Harley Davidson, Erik Buell, a marca de motocicletas Buell nasceu com a missão de criar uma moto esportiva genuinamente norte-americana. Ao longo de mais de 25 anos de história, o sonho do engenheiro Erik materializou-se. A Buell foi comprada pela Harley-Davidson e hoje carrega a pecha de divisão esportiva da centenária fábrica de motocicletas.


Para reforçar ainda mais sua vocação, a Buell apresentou para 2010 algumas melhorias em seu line-up e um novo logotipo. Motivado pelos bons resultados conquistados no Campeonato Americano de Sportibikes pela 1125R, primeira moto Buell a usar um motor com refrigeração líquida, Erik ainda transformou em sucata um modelo que, segundo ele próprio, não traduzia sua filosofia para construir motocicletas. “Ela era somente uma ótima moto para iniciantes. Não era inovadora, não era um sucesso e não era uma moto esportiva. Simplesmente uma boa motocicleta e não combinava mais com a marca”, afirmou ele referindo-se à Blast, equipada com um monocilíndrico de 492 cm³.

Dona de um desenho conservador – para não dizer ultrapassado – a Blast, ou melhor, sua destruição teve destaque no lançamento da linha 2010 da marca. De um jeito bem humorado o site da Buell anuncia a Blast 2010 criada pelo “inovador” processo de “amassamento” que, nada mais é, que uma prensa de ferro-velho transformando o modelo em sucata.

Brasil regulamenta a profissão de Motoboys

O Brasil tem o maior número de motoboys do mundo. Segundo dados do Sindimoto - SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo), em todo o País são mais de 900 mil profissionais sobre duas rodas.


No Estado de São Paulo, por exemplo, são cerca de 500 mil motoboys. Só na capital paulista 200 mil. Do total, apenas 20% tem registro em carteira. Para dar “cara nova” aos profissionais de entregas rápidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em 29 de julho, a lei que regulamenta o serviço de motofrete e de mototaxi no território nacional. Agora, cabe a cada poder público municipal dar a autorização para o funcionamento dos serviços.

Na visão de Gilberto Almeida dos Santos, presidente do sindicato dos motoboys de São Paulo, a criação da profissão é um marco para a categoria. “Este trabalhador precisava ter normas claras e regras de conduta, além de qualificação profissional. Dessa forma o trânsito terá mais fluidez e diminuição do índice de acidentes”, explica Gil, do Sindimoto - SP, dizendo que a nova lei colocará a categoria nos “trilhos”, melhorando a imagem profissional do motoboy, como aconteceu com a dos taxistas.

Ingressos para o Mundial de Motocross no Brasil

Já estão à venda os ingressos para a última etapa do Campeonato Mundial de Motocross, que vai acontecer em 12 e 13 de setembro, em Canelinha (SC). Agora, os fãs do esporte já podem garantir o seu lugar para acompanhar de perto todas as emoções do principal campeonato de motocross do mundo.


Na internet, as vendas estão sendo feitas por meio do site http://hondagpbrasil2009.com.br . Quem comprar o ingresso até 15 de agosto tem descontos especiais em todos os setores. A etapa do Mundial de Motocross não acontece no Brasil há dez anos. Já estão confirmados os nomes de vários pilotos estrangeiros: Marvin Musquin, Rui Gonçalves, Gautier Paulin, Antonio Cairoli e Maximilian Nagl.

Valentino Vence e Segue na Liderança do Campeonato

O líder do Campeonato do Mundo Valentino Rossi apresentou-se ao seu melhor em Brno para conquistar nova vitória e distanciar-se mais do rival e companheiro de equipa Jorge Lorenzo na corrida ao título.


O Campeão do Mundo e líder do campeonato viu-se batido pelo arranque canhão de Dani Pedrosa desde a terceira posição, mas ao cabo de algumas curvas voltou à liderança depois de ter partido da pole.

Mas o veterano italiano ainda teve de se ver com o seu próprio companheiro de equipe. Com uma largada mais modesta que os outros dois ocupantes da primeira linha, Lorenzo começou por rodar em terceiro, mas cedo viu que essa não seria a sua posição. Uma vez passado por Pedrosa, o jovem espanhol foi atrás de Rossi para levar a cabo animado duelo pelo triunfo.

Rossi e Lorenzo começaram então a apresentar uma sequência de voltas rápidas, que por mais de uma vez pulverizaram o anterior recorde do traçado estabelecido pelo ausente Casey Stoner, e isolaram-se na frente da corrida. Lorenzo voltou a apresentar mais uma excelente prestação e chegou mesmo a saltar para a frente do pelotão a seis voltas do final. Contudo, o jovem espanhol perdeu a frente da moto e caiu sem possibilidades de voltar à corrida, sofrendo assim a segunda desistência consecutiva.

Já Pedrosa via-se isolado com a sua Repsol Honda durante a maior parte da prova no terceiro posto e sem qualquer tipo de oposição, mas com a queda do compatriota Lorenzo acabou por cruzar a meta na posição intermédia do pódio.

Mais atrás vivia-se luta tão emocionante como a que se verificou pela vitória. Toni Elías, que ficou a saber este fim-de-semana que não vai continuar com a San Carlo Honda Gresini, levou a cabo a sua melhore prestação da época ao embarcar em fortíssimo duelo com o vencedor da corrida de Donington Park, Andrea Dovizioso, e até mesmo com o italiano da Rizla Suzuki, Loris Capirossi.

Capirossi descolou um pouco a dada altura, mas não baixou os braços e acabou por voltar a colar-se aos dois rivais para alinhar naquela que passou da luta pelo quarto posto à disputa pela terceira posição do pódio. Dovizisoso ainda conseguiu bater Elías por breves momentos, mas o espanhol não esteve de meias medidas e assim que recuperou a terceira posição para garantir o primeiro pódio da temporada.

Com o cair da bandeira de xadrez Capirossi ainda esboçou um derradeiro ataque sobre a linhas, mas teve de se contentar com o quinto posto. Atrás de si, e a completar a lista dos dez primeiros, ficaram Nicky Hayden (Ducati Marlboro), Colin Edwards (Monster Yamaha Tech3), Alex de Angelis (San Carlo Honda Gresini), James Toseland (Monster Yamaha Tech3) e Randy de Puniet (LCR Honda).

Quem também caiu já na última volta foram Mika Kallio e Marco Melandri. O finlandês, temporariamente na oficial Ducati Marlboro em substituição de Stoner, foi passado pelo piloto da Hayate Racing, mas acabou depois por colidir com Melandri. Os pilotos, tal como Lorenzo, saíram ilesos do incidente, se bem que a protestarem um com o outro.

Pontuação Atual do Campeonato MotoGP 2009:

Pos. Pilotp
Nação Equipe
Pontos
1 Valentino ROSSI ITA Fiat Yamaha Team 212
2 Jorge LORENZO SPA Fiat Yamaha Team 162
3 Casey STONER AUS Ducati Marlboro Team 150
4 Dani PEDROSA SPA Repsol Honda Team 135
5 Colin EDWARDS USA Monster Yamaha Tech 3 112
6 Andrea DOVIZIOSO ITA Repsol Honda Team 107
7 Randy DE PUNIET FRA LCR Honda MotoGP 80
8 Marco MELANDRI ITA Hayate Racing Team 79
9 Loris CAPIROSSI ITA Rizla Suzuki MotoGP 77
10 Chris VERMEULEN AUS Rizla Suzuki MotoGP 72
11 Alex DE ANGELIS RSM San Carlo Honda Gresini 68
12 Toni ELIAS SPA San Carlo Honda Gresini 63
13 James TOSELAND GBR Monster Yamaha Tech 3 62
14 Nicky HAYDEN USA Ducati Marlboro Team 57
15 Mika KALLIO FIN Pramac Racing 34
16 Niccolo CANEPA ITA Pramac Racing 32
17 Sete GIBERNAU SPA Grupo Francisco Hernando 12
18 Yuki TAKAHASHI JPN Scot Racing Team MotoGP 9
19 Gabor TALMACSI HUN Scot Racing Team MotoGP 8

Lorenzo domina treinos livres para 11ª prova

O espanhol Jorge Lorenzo dominou com facilidade o primeiro treino livre da MotoGP para o Grande Prêmio da República Tcheca, 11º da temporada.


Com o tempo de 1min56s595, o piloto da Yamaha terminou o único treino do dia a 0s399 do companheiro de equipe, Valentino Rossi, atual líder do mundial. Segundo colocado na tabela, Lorenzo está 25 pontos - uma vitória - atrás do italiano. Dani Pedrosa, da Honda, cravou o terceiro tempo desta sexta-feira.

A sessão foi marcada pelo desequilíbrio entre os competidores. Apenas Rossi e Pedrosa conseguiram ficar no mesmo segundo que o líder. A diferença do tempo de Lorenzo para o último colocado do dia, o italiano Michel Fabrizio, foi de abismais 3s828.

Terceiro colocado na classificação geral, o australiano Casey Stoner, da Ducati, não participará das próximas três corridas para se recuperar de problemas de fadiga extrema. Em Brno, na República Tcheca, a equipe o substituirá por Mika Kallio, da Finlândia.

Neste sábado, a MotoGP terá mais uma sessão livre, às 4h55 (Brasília). Às 8h55, os pilotos disputam a classificação. A corrida será às 9h do domingo.

Os tempos desta sexta-feira em Brno
1°. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), 1min56s595
2°. Valentino Rossi (ITA/Yamaha), a 0s399
3°. Daniel Pedrosa (ESP/Honda), a 0s989
4°. Colin Edwards (EUA/Tech 3), a 1s146
5°. Andrea Dovizioso (ITA/Honda), a 1s577
6°. Toni Elías (ESP/Gresini), a 1s700
7°. Mika Kallio (FIN/Ducati), a 1s707
8°. Alex de Angelis (ITA/Gresini), a 1s902
9°. Loris Capirossi (ITA/Suzuki), a 1s987
10°. Marco Melandri (ITA/Hayate), a 2s144
11°. James Toseland (ING/Tech 3), a 2s169
12°. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 2s226
13°. Chris Vermeulen (AUS/Suzuki), a 2s446
14°. Randy de Puniet (FRA/LCR), a 2s460
15°. Niccolo Canepa (ITA/Pramac), a 2s936
16°. Gabor Talmacsi (HUN/Scot), a 3s384
17°. Michel Fabrizio (ITA/Pramac), a 3s828

Posições Corretas de Pilotagem

Apreciar a paisagem numa custom ou testar limites numa esportiva pode ser ainda melhor pilotando na posição correta.


A posição de pilotagem não é uma preocupação exclusiva dos pilotos. Com as orientações corretas, todos os motociclistas podem evitar pequenos vícios de postura, viajar mais e com mais conforto. Isso sem falar na saúde, depois de alguns anos sobre duas rodas. "O ideal é que a pessoa se sinta confortável e numa posição segura na moto, sem dores lombares ou nos ombros", diz o ortopedista Alexandre Ferreira, que cuida dos pilotos dos campeonatos organizados pela CBM.

Cada estilo de moto posiciona o piloto de forma diferente, exigindo mais suporte de determinados músculos e articulações. Partindo de dois extremos fica fácil perceber: numa custom, o guidão mais próximo do corpo e as pedaleiras à frente deixam o piloto apoiado sobre o quadril, literalmente sentado; já numa esportiva, o guidão baixo e embutido na carenagem exige que o corpo se estique para a frente, enquanto as pernas ficam recuadas para que os pés se encaixem nas pedaleiras, na mesma linha do banco. "Também vemos muitas pessoas que compram motos inadequadas para suas medidas", explica o ortopedista da CBM. "Responder a duas perguntas já ajuda a evitar boa parte dos problemas posturais: você consegue colocar os dois pés no chão? E alcançar o guidão sem esticar totalmente os braços?".

A seguir, ilustramos as posições mais tradicionais por estilo de moto, identificando os vícios mais comuns e, com a ajuda da fisioterapeuta Paula Senna, recomendamos o que fazer em cada caso para viajar confortavelmente e chegar ao destino sem ficar "moído" depois da viagem. Afinal, o fim de semana na estrada deve ser um prazer, não um martírio! Encontre seu tipo de moto e descubra a melhor maneira de pilotar.


Esportiva

VÍCIOS

Sustentar o peso do corpo nos braços e ombros;

Embutir na carenagem e permanecer "deitado" sobre o tanque, com a cabeça levantada e inclinada para trás.

MELHOR POSIÇÃO

Manter braços e ombros relaxados, dividindo o peso do corpo com as coxas, pressionadas contra as laterais do tanque;

Com o tronco mais ereto, a cabeça fica numa posição mais confortável para o pescoço. De qualquer forma, realizar movimentos circulares com a cabeça lentamente ajudam a aliviar as dores na região;

Os cotovelos mais próximos do corpo aliviam a tensão sobre os ombros; As dores na musculatura da região da canela são conseqüência das pedaleiras, que obrigam as pernas a formarem um ângulo fechado com os pés. Apoiar a ponta de um pé por vez no chão e fazer movimentos circulares a cada parada alivia as tensões na região.


Custom


VÍCIOS

O peso do corpo concentrado no quadril sobrecarrega a base da coluna e tende a curvá-lo para frente, recebendo ainda o impacto dos buracos.

MELHOR POSIÇÃO

Evitar uma curvatura excessiva das costas e aproveitar as paradas para alongar reduzem o cansaço da posição;

Ao menos a cada duas horas levantar da moto e erguer os braços esticados 10 vezes, até atrás da linha da cabeça, sem forçá-los, diminui o incômodo do corpo curvado à frente e restabelece a posição natural.


Street e Trial



VÍCIOS

Relaxar excessivamente as costas faz com que o piloto se curve para frente, concentrando o peso nos ombros, braços e base da coluna.

MELHOR POSIÇÃO

A posição das motos street e trail é a que permite a distribuição do peso do corpo com mais equilíbrio. As pedaleiras na mesma linha do corpo transformam as pernas em amortecedores e minimizam os impactos sobre a coluna. Manter a coluna ereta é a maneira ideal de evitar dores na região lombar e fazer o melhor uso desta posição.

Fonte: Revista Duas Rodas

Nova Yamaha V-Max

Motocicleta japonesa de 200 cv de potência custa US$ 19 500 nos EUA


Após a reformulação total de 2009, o modelo 2010 da lendária Yamaha V-Max passa a ter uma edição especial com a cor vermelha. A princípio, a novidade será vendida apenas nos Estados Unidos mantendo toda sua força e potência. O motor V4 de 1679 cm³ é capaz de gerar 200 cv e 17 kgfm de torque. Cifras dignas para uma máquina que merece o apelido de “canhão”.


A V-Max ainda não chegou oficialmente no Brasil, porém, alguns importadores independentes estão comercializando a moto por cerca de R$ 120 000. O preço cobrado pela V-Max vermelha nos Estados Unidos será US$ 19 500. Resta aguardar e ver quando a Yamaha trará o produto para o Brasil.

Stoner está fora das próximas 3 corridas

O autraliano Casey Stoner não irá participar dos próximos três Grandes Prêmios da MotoGP. Isto porque o piloto está sofrendo de uma espécie de "cansaço crônico", causado por um princípio de virose e assim deve ficar fora da briga pelo título mundial da categoria.


Stoner ficará de fora dos GPs de Brno, Indianápolis e San Marino. "As últimas cinco corridas foram extremamente difíceis por causa da minha saúde. Então eu voltei à Austrália para me consultar com os médicos que vêm me atendendo. E tomamos a difícil decisão de não correr nas próximas três provas do campeonato, para buscar a melhor recuperação do estresse", contou o piloto.

Quem também lamentou a decisão foi Livio Suppo, diretor esportivo da equipe Ducati, pela qual o piloto compete. "Estou muito descontente porque esta é uma decisão muito difícil e dura, mas necessária para garantir a saúde dele", lamentou.

Campeão em 2007, Stoner ocupa a terceira colocação nesta temporada com 150 pontos, 12 a menos que Jorge Lorenzo e 37 atrás do líder Valentino Rossi. Neste ano, ele venceu apenas duas corridas, no Bahrein e na Itália. O finlandês Mika Kallio, de 26 anos, será o substituto do australiano.

Honda prepara-se para o “mercado eléctrico”

A Honda anunciou que em 2010 estará em condições de disponibilizar uma moto elétrica, para empresas que já sejam clientes da marca atualmente. São os primeiros passos da Honda neste mercado, sendo que, para já, apenas servem para aferir das potencialidades que futuramente as motos elétricas venham a ter.


Para este primeiro “salto elétrico”, a Honda celebrou uma parceria com outro gigante japonês, a Yuasa, líder mundial no fabrico de baterias, visando o desenvolvimento de uma moto elétrica. Esta primeira moto elétrica da Honda, não será um modelo totalmente novo.

Mas se a idéia da Honda entrar no “mercado elétrico” já não é nova, a novidade está é na forma como pensam entrar nesse mercado.

Numa altura de crise econômica todos os recursos têm de ser racionalizados e para Tatsuhiro Oyama, Chefe de Operações do Departamento de Motociclos da Honda, a idéia inicial é de disponibilizar a empresas que já sejam atualmente clientes da marca, uma moto com uma bateria de lítio da Yuasa. Desta forma, a Honda consegue testar o potencial de uma moto elétrica utilizando, para isso, empresas com objetivos muito específicos como, por exemplo, as cadeias de restaurantes de “fast-food”.

Este parece ser um primeiro passo bastante curto, no entanto, o plano vai permitir à Honda avaliar e desenvolver novas idéias em relação às motos elétricas, conseguindo obter uma melhor perspectiva sobre a resposta dos clientes e, sobretudo, sobre os números de possíveis vendas. Só depois é que a Honda irá direcionar toda a sua atenção e esforços, para este tipo de mercado.

Dafra e BMW têm projeto em conjunto


Segundo informações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Dafra e a BMW teve um projeto em conjunto aprovado para a produção de motocicletas da marca alemã em Manaus (AM). Em nota sobre futuros investimentos na Zona Franca de Manaus, a Superintendente da Suframa, Flávia Grosso, deixou escapar: “Um projeto que merece destaque é o da Dafra da Amazônia que está trazendo uma linha de motocicletas acima de 450 cilindradas com a marca BMW”. As assessorias de imprensa de Dafra e BMW confirmaram as negociações, porém não revelaram detalhes do projeto.


Julho tem melhor resultado do ano para as motos

Assim como a economia em geral, o mercado de motocicletas dá sinais de que o pior da crise já passou e lentamente vai se recuperando. Algumas fábricas mostraram seus lançamentos recentemente, outras apresentaram os modelos 2009 adaptados às novas leis de emissão de poluentes e os números de vendas refletem o aquecimento do setor: em julho foram emplacados 143.720 veículos de duas rodas, o melhor mês deste ano e um crescimento de quase 7% se comparado ao mês anterior (junho).


“Se compararmos as vendas em julho com as médias dos primeiros trimestres, verificamos uma tendência de crescimento, de retomada. Os números de julho superaram as médias dos períodos anteriores”, analisa Sergio Reze, presidente da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave). Nos três primeiros meses do ano, foram vendidas em média 123.000 motos. Já no segundo trimestre, o número subiu para 132.000 unidades.


Vídeo - CB 300R vs. Fazer 250

Assista as imagens exclusivas dos duelos entre Honda e Yamaha

Para começar, um dos lançamentos mais aguardados do ano, a CB 300R, encara sua maior rival, a Fazer 250.




Esse vídeo foi produzido pela Revista Motociclismo Magazine.

Seguidores

© Line Motos | Tudo Sobre Motos

Desenvolvido por: Open Master