A Yamaha na 3ª Edição do 4 Rodas Experience

A Yamaha estará presente na 3ª Edição de um dos maiores eventos de entretenimento "Sobre Rodas" do país, o 4 Rodas Experience.

Com um box repleto de atrações, a Yamaha expõe sua linha de produtos de alta performance como motocicletas, ATV e veículos aquáticos. Além disso o visitante poderá conhecer em primeiríssima mão o mais recente lançamento da Yamaha, a Yamaha XVS 950 Midnight Star.

Exposição das Motocicletas:

R1
MT-01
FZ6-S FZ6-N
XT 660R
MT-03
XVS 950
TT-R 230
TT-R 125

Além disso, o visitante poderá fazer gratuitamente um Test Drive nas Motocicletas da Linha TT-R e também na linha completa de ATV's utilitários e esportivos da Yamaha

Exposição de ATV's

YFMA 125
YFMA 250
Big Bear
YFM 250R
YFM 350R
YFMA 350
Grizzly
YFM 700
RYFMA 700

Testamos a renovada Yamaha XTZ 125

Assista ao vídeo com a XTZ 125 E e a versão X, mais agressiva

Lançada em 2002, a Yamaha XTZ veio como uma opção mais moderna e eficiente para brigar com a clássica Honda XLR 125, comercializada na época. A XTZ apresentava um comportamento ótimo e apostava na vocação mais off-road que era normal naquela época. Tal capacidade era evidenciada pelo banco estreito e roda dianteira de 21”, apesar de utilizar um pneu com vocação mais voltada ao asfalto.

Em seguida, chegou a Honda Bros, em substituição à XLR 125, com uma vocação mais urbana, com aro de 19” na dianteira e um banco mais largo; mais urbana. Desde o seu lançamento, a XTZ não mudou nestes 6 anos, perdendo em vendas para a Bros que, ao longo de sua existência, apesar de ficar ultrapassada esteticamente, recebeu um motor de 149,2 cm3.



Kawasaki KLX110 Tem Versão Monster


Pequena motocicleta off-road tem 6,3 cv de potência e preço de R$ 7 299

Surgindo como opção de lazer, tanto para pilotos iniciantes como para adultos que desejam se divertir, a KLX110 chega ao Brasil. Apresentada esta semana oficialmente pela Kawasaki, a motocicleta está equipada com um motor monocilíndrico de 111 cm³ e muita disposição para entretenimento.


De acordo com a marca japonesa, o propulsor é capaz de gerar até 6,3 cv de potência a 7 000 rpm. Já o torque máximo é de 0,7 kgfm a 4 500 rpm. Outro diferencial da pequena máquina é o fato de ter a transmissão semi-automática de três velocidades, através de uma embreagem centrífuga.

Desse modo, é ideal para crianças que ainda estão aprendendo a pilotar e não estão acostumadas ao sistema de embreagem tradicional. Mais fatores voltados para os guris, nesse caso prezando a segurança, tratam-se de o motor dar partida apenas em ponto morto. E possuir um botão de parada do de funcionamento do propulsor, além de um limitador de velocidades.

A Kawasaki projetou uma suspensão superdimensionada para a LX110. Possui um garfo telescópico de 30 mm, com 110 mm de curso. Na traseira, está equipado com um monoamortecedor de 107 mm. Os pneus são de 14” (frente) e 12” (traseira). Com um peso de 65 kg e altura do solo de 65 cm, a KLX está disponível em duas versões: a lime Green (R$ 6 990) e a edição especial Monster Energy (R$ 7 299).

A versão especial conta com o visual das motocicletas de competição da Kawasaki, patrocinada pela Monster Energy. Outros modelos apresentados na ocasião foram a Ninja 250R, Z750 e Vulcan 900 Classic. Assim, juntam-se às esportivas e ZX-6R, já comercializadas no Brasil.

KTM Lança Moto Especial


Marca austríaca otimizou uma 950 Super Enduro R de 98 cv de potência.


Qual é a receita ideal para encarar o Erzberg Rodeo (também conhecido como uma das competições mais loucas e difíceis do mundo)? A questão é difícil de responder, porém a KTM parece ter dado uma pista em um dos seus mais recentes lançamentos. Vencedora da prova em 2008 com Tadeusz Blazusiak pilotando uma de suas motocicletas, a marca austríaca apresentou a 950 Super Enduro R Erzberg Edition.


A máquina tem os seguintes ingredientes: motor de 942 cm³, 9,2 kgfm de torque, 98 cv de potência e suspensões de 250 mm dianteira e 220 mm traseira. No entanto, eles esqueceram de apenas uma coisa: a coragem necessária para escalar a mina de ferro desativada na Áustria.

Fotos Exclusivas da Nova CB300R


Fotos da Nova CB300R






O Blog Line trás para os leitores as fotos da Nova CB300R a subistitura da Twister, que será mostrada na proxima sexta feiras apenas para as concesionarias, sem datra prevista para o lançamento ao mercado.

Nova Twister

Saiu em alguns blog's a provavel versão da nova Twister, que provavelmente não terá mais 250cc será de 300cc, seu nome tambem vai mudar, vai se chamar de CB300R.

Seu visual vai ser bem parecido com a Hornet 600R, com um design mais arrojado do que o seu modelo antigo. Mais será que vai ser isso mesmo, se a resposta for sim, a Honda vai sair na frente mais uma vez deixando suas concorrentes a "ver navios".

Veja a seguir as imagens divulgadas





Essa Moto ficou muito linda, se lançarem esse modelo eu irei comprar uma!!!

Yamaha Midnight Star 950 substitui a Drag Star


Moto custom tem propulsor de 942 cm³ e chega ao Brasil por R$ 34 600

Para substituir a bela Virago 535 e, ao mesmo tempo, brigar com a contemporânea Honda Shadow 600 pela liderança do mercado custom nacional, em janeiro de 2003, a Yamaha passou a produzir a Drag Star e, logo de cara, a 650 cumpriu os seus objetivos iniciais e tornou-se a referência do segmento.

Mas o tempo passa e hoje, 6 anos depois, o panorama é completamente diferente. Com campanhas comerciais agressivas, a Harley-Davidson entrou na briga com a Sportster 883; a Honda retomou a liderança com a Shadow 750, em 2005, e consolidou-se como a custom mais vendida com a versão com injeção eletrônica, apresentada no ano passado; a Suzuki deixou a antiga Marauder de lado e chegou com uma moderníssima e esportiva Boulevard 800... mas, e a Drag Star?


Bem, a Yamaha seguia praticamente idêntica a aquela de 2003, o preço estava convidativo, o visual ainda agradava, até que chegou um tal de Promot 3 e a concepção mecânica ultrapassada da Drag não resistiu... foi o tiro de misericórdia. A solução da Yamaha foi, no mínimo, surpreendente e enquanto todos imaginávamos que a velha e boa Drag receberia um motor com injeção e um comedido face-lift, a marca dos diapasões ousou e tirou a 650 de linha para dar lugar à XVS 950 Midnight Star, um modelo tão diferente de sua antecessora que o ganho de 300 cm³ na cilindrada e 11 cv na potência do motor é um mero detalhe.


Só de olhar para as dimensões e para a ficha técnica da "Estrela da Meia-Noite", pode-se ter uma ideia de quanto a representante custom da Yamaha evoluiu e cresceu! Para corresponder à tocada muito mais próxima a das power-cruisers de apelo esportivo do que a das "custom tradicionais" (como era a própria Drag) a XVS 950 substitui as tradicionais rodas raiadas por um belo jogo de ligaleve calçado em pneus mais esportivos e enquanto o disco de freio cresceu (agora é de 320 mm), o tambor de freio traseiro deu espaço a outro disco (de 298 mm).

A calibragem das suspensões e o rígido chassi acompanham essa nova proposta de utilização, o câmbio está mais preciso, a posição de pilotagem acomoda com muito mais conforto o piloto. O preço sugerido pela Yamaha para a motocicleta é de R$ 34 600.

Ficha técnica

Motor: bicilíndrico em V a 60º, SOHC, 4 válvulas, refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica, embreagem multidisco em óleo, câmbio de 5 marchas e transmissão secundária por correia dentada Cilindrada: 942 cm³ Potência: 53,6 cv a 6 000 rpm

Torque: 7,8 kgfm a 3 000 rpm

Diâmetro x curso: 85,0 x 83,0 mm

Taxa compressão: 9,0:1

Quadro: Berço duplo de aço

Cáster / trail: 32° / 145 mm

Susp. dianteira / traseira: Telescópica convencional / monoamortecedor

Curso diant. / traseiro: 135 mm / 110 mm

Regulagens: na pré-carga da mola traseira

Freio dianteiro / traseiro: 1 disco de 320 mm / 1 disco 298 mm

Pinça dianteira / traseira: 2 pistões / 1 pistão

Pneu/roda dianteiro: 130/70-18"/ 3,5" x 18"

Pneu/roda traseiro: 170/70-16" / 5,0" x 16"

Garantia / revendas: 1 ano / 513 concessionárias

Comprimento: 2 475 mm

Entre-eixos: 1 690 mm

Alt. do banco: 675 mm

Tanque: 17 litros

Peso seco: 261 kg

Honda convoca proprietários de Biz 125 2009

A Moto Honda da Amazônia convoca os proprietários do modelo Biz 125 2009, com os chassis abaixo relacionados, a comparecerem a uma concessionária Honda a partir de 25 de maio para a substituição do cabo do acelerador de sua motocicleta. 

Algumas unidades, sob condições específicas de uso, podem apresentar oxidação acentuada neste componente, dificultando a desaceleração do motor, podendo levar à perda do controle da motocicleta e consequente queda.

Para a comodidade de seus clientes e visando ao pronto atendimento de todos, a Honda solicita prévio agendamento com a concessionária de preferência do proprietário. Os endereços e telefones podem ser obtidos pelo telefone 0800 77 05 125 ou no site www.honda.com.br.

Este campanha se estenderá até 25 de novembro de 2009.

Versão KS: chassis de 9C2JC42109R000006 a 9C2JC42109R101500
Versão ES: chassis de 9C2JC42209R000016 a 9C2JC42209R105000
Versão MAIS (+): chassis de 9C2JC42309R000012 a 9C2JC42309R101250

Kawasaki Z 750 x Honda Hornet x Yamaha FZ6

Assista ao vídeo com as três naked japonesas brigando na pista

Depois de anos de expectativa, chegou a hora de colocarmos as mãos em um modelo Kawasaki importado oficialmente pela marca. Pudemos colocar lado a lado a bela Z 750 com duas das motos mais desejadas dos consumidores brasileiros, são elas: Honda CB 600F Hornet C-ABS e Yamaha FZ6.

Em alguns países da Europa, a Kawasaki Z 750 roubou a "cena" e a liderança da categoria. Tal feito é a combinação do preço inferior ao das concorrentes e um motor maior, além de um design mais encorpado e arrojado.



Linha GS da BMW chega a 500 000 motos


Marca alemã preparou uma versão especial da R 1200 GS para a ocasião

Todos os fãs de motocicletas maxitrail conhecem as GS por suas qualidades. E 29 anos depois da primeira unidade da linha ser produzida, em 1980, a BMW atinge uma marca interessante. Em 12 de maio, a máquina alcançou meio milhão de unidades produzidas.

Para comemorar o feito especial, a marca preparará um modelo especial da R 1200 GS. Trata-se de uma motocicleta com pintura branco alpino. Além disso, possui protetores de cilindros feitos de plástico preto. A novidade estará disponível na Alemanha a partir de junho.

Fazer x Twister

Achei esse vídeo muito legal, vai servir para tirar alguma duvida de quem está indeciso sobre qual 250 escolher






Clique aqui e leia o comparativo entre as duas melhores 250 do mercado

Motos Honda Off-Road em Condições Especiais

A Honda oferece, até o dia 31 de maio, condições especiais de financiamento para suas motocicletas importadas de competição. A campanha é válida para os modelos CRF 150R, CRF 250R, CRF 450R, CRF 250X e CRF 450X, ano/modelo 2008/2009.

Durante o período, o consumidor poderá optar entre o financiamento em 12 vezes sem juros e o parcelamento em 24 vezes com juros de 0,99% ao mês (veja tabela abaixo). Em ambos os casos, deve ser paga uma entrada equivalente a 50% do valor à vista da motocicleta. 

Modelo - Preço à vista 

CRF 150R - R$ 20.667,00
CRF 250R - R$ 27.600,00
CRF 450R - R$ 32.637,00
CRF 250X - R$ 28.750,00
CRF 450X - R$ 34.270,00

Modelo - 50% de entrada

CRF 150R - R$ 10.338,50
CRF 250R - R$ 13.800,00
CRF 450R - R$ 16.318,50
CRF 250X - R$ 14.375,00
CRF 450X - R$ 17.135,00

Modelo - 12x sem juros

CRF 150R - R$ 889,98
CRF 250R - R$ 1.179,56
CRF 450R - R$ 1.390,25
CRF 250X - R$ 1.227,66
CRF 450X - R$ 1.458,55

Modelo - 24x com juros de 0,99% a.m.

CRF 150R - R$ 502,10
CRF 250R - R$ 665,47
CRF 450R - R$ 784,34
CRF 250X - R$ 692,61
CRF 450X - R$ 822,88

Os modelos que fazem parte desta campanha estão disponíveis em toda a rede Honda, que hoje conta com mais de 700 concessionárias distribuídas por todo o país.

Funcionamento Motor 4 Tempos Internamente

Honda Bros 150 Vs Yamaha XTZ 125

Depois de uma vasta pesquisa finalmente encontrei vantagens e desvantagens das motocicletas on/off road, a Honda Bros 150cc vs Yamaha XTZ 125cc, apesar da diferença das cilidradas o desepenho das motos no barro é praticamente o mesmo, qual é a melhor? Essa resposta vai depender de você.


As mudanças visuais

Os modelos atuais das duas motocicletas são uma evolução da primeira geração, a XTZ adotou um visual mais agressivo em relação ao seu modelo antecessor, alterando basicamente o farol/carenagem do farol, as setas e gráficos. A Bros por sua vez teve o visual renovado, alterando-se assim o farol/carenagem do farol, paralamas, abas laterais e o bagageiro.

 

 

As mudanças do motor

A motorização em ambos os modelos foram alterados para atender à legislação ambiental (PROMOT3), a Bros recebeu uma avançada injeção eletrônica de combustível PGM-FI,  a qual permite um controle maior da emissão de poluentes e menor perda de potência. A XTZ recebeu nova carburação Mikuni à vácuo com sensor eletrônico de posição do acelerador e novo CDI, também com finalidade de redução de emissão de poluentes e maior economia de combustível.

Ambos os modelos receberam novo escapamento com catalisador.

 

 

Carenagem frontal e bloco óptico

Carenagem Frontal da BrosA carenagem do frontal da Bros foi renovada, agora forma um conjunto com o paralamas dianteiro e atendeu à um pedido antigo dos consumidores ao adicionar um bloco óptico com maior poder de iluminação.

As linhas do design da carenagem foram alteradas, o bloco óptico agora possui  um formato mais agressivo.

 

 

 

 

 Carenagem frontal XTZ

A Yamaha renovou a carenagem frontal da XTZ, com linhas mais arrojadas e agressivas, o bloco óptico recebeu nova iluminação mais forte. O bloco óptico segue o design do farol das motocicletas off road de competição da Yamaha.

Em questão de visual, a carenagem do farol influênciou muito no modelo 2009, pois foi a grande mudança que ocorreu no visual.

 

Assento / Banco

 

Assento Honda Bros

Assento XTZ

O assento de ambas as motocicletas manteve-se como sempre, preservando suas características principais.

Bros: assento ergonômico propiciando maior conforto em longos trajetos, porém tem a desvantagem em percursos off-road.

XTZ: assento mais estreito, ideal para a prática de off-road porém leva desvantagem em longos percursos na estrada.

 

 

Luz de advertência / Setas

 

As setas são importantes, podem salvar o motociclista de um acidente. Em ambos os modelos atendem bem aos requisitos de segurança mas receberam atenção diferenciada:

Bros: a Honda manteve as setas do modelo antigo, quadradas e apoiadas em suporte de metal.

XTZ: a  Yamaha adotou uma mudança nas suas setas, agora equipa grande parte de seus modelos com  a mesma seta, e utilizou o modelo da Lander para equipar a XTZ 125. Trata-se de uma seta oval com grande resistência e apoio de borrada flexível. Em seu modelo XTZ X, as setas receberam um tom tunning, setas brancas com lâmpadas de brilho amarelo.

 

Setas XTZ  Setas XTZX Seta Honda Bros

 

 Motor

Motor XTZ  

XTZ

O propulsor é um monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, refrigerado a ar, que desenvolve 10,9 cv a 7.500 RPM e 1,11 kgf.m a 6.000 RPM de torque. Agora o torque máximo é atingido com 500 RPM a menos que em seu modelo 2008.

O motor recebeu novo carburador à vácuo com controle de posição eletrônica do acelerador e novo CDI. Estas mudanças fazem da XTZ mais econômica e menos poluente em seu modelo 2009.

 Motor Bros

Bros

Seu motor OHC (Over Head Camshaft), de 149,2 cm3, 4 tempos, monocilíndrico, oferece ótimo rendimento em baixas e médias rotações, gerando potência máxima de 13,8 cv a 8.000 rpm e torque de 1,39 kgf.m a 6.000 rpm.

O motor recebeu injeção eletrônica de combustível PGM-FI, o que torna a Honda Bros mais econômica e menos poluente em seu modelo 2009. Ainda não se sabe o quanto será adicionado de economia, mas é esperado uma diminuição do consumo.

 

Painel de instrumentos

 

Painel XTZ 125

XTZ

O painel da XTZ manteve o tradicional painel alterando o grafismo do mesmo, outra alteração foi a inserção de uma luz de advertência do sistema eletrônico de alimentação e ignição do CDI-DC.

Possui velocímetro e hodômetro parcial e total, luz indicadora de ponto morto, farol alto e setas.

 Painel Honda Bros

Bros

O painel da Honda Bros foi totalmente modificado, recebeu novo desenho em conjunto  e luz de advertência da injeção eletrônica.

 A grande novidade do painel da Bros 2009 foi a inserção do medidor de combustível, importante instrumento.

Possui velocímetro e hodômetro parcial e total, luz indicadora de ponto morto, farol alto e setas. 

 

 

 

Punhos de comando

Ambas mantiveram os mesmos punhos dos modelos anteriores, seguem as fotos.

Bros 
XTZ 
 

Punho direito Bros

Bros

 
Punho direito XTZ
XTZ 

 Punho direito BROS

BROS

 Punho esquerdo XTZ

XTZ

  
  

 

 Ficha técnica


Ítem 
XTZ 
 BROS
Cilindradas125cc 
 150cc
Potência10,9CV a 7.500 RPM   13,8 cv a 8.000 rpm
Torque1,11 kgf.m a 6.000 RPM 1,39 kgf.m a 6.000 rpm
Peso 104 Kg 115,6 kg
CV/KG 0,105 cv/kg
 0,119 cv/kg
Alimentação Carburador Injeção Eletrônica PGM-FI
Freio Dianteiro/Traseiro
 Disco / Tambor Disco / Tambor
Pneu Dianteiro
 80/90 - 21 48T 90/90 - 19 M/C 52P
Pneu Traseiro 110/80 - 18 58T  110/90 - 17 M/C 60P
Rodas Diant. /Tras.
 21 polegadas / 18 pol.
 19 pol. / 17 pol.
Curso Suspensão Dianteira
 180 mm
 180 mm
Curso Suspensão Traseira 180 mm
 150 mm

 Preço Tab. Fipe

XTZ 2009 / Bros 2008

 R$ 7.647,00 R$ 9.023,00
   


Resultado: a Bros é mais confortavel, é pra quem ta procurando uma moto para andar na terra mais com conforto e a XTZ é mais Off-Road, feita para quem quer andar no barro com mais frequencia em busca de adrenalina.

Como Escolher a Melhor Moto de Trilha


Escolher a melhor moto de trilha não é tarefa fácil, principalmente com a quantidade enorme de opções disponíveis no mercado. Mesmo sem o apoio das fábricas é possível adquirir qualquer moto de enduro ou motocross de ponta no Brasil. Mas, para descobrir qual é a melhor moto pra você precisamos levar em consideração seus objetivos e expectativas ao comprar uma moto “nova”.

O primeiro passo é definir a faixa de preço da moto que pretende comprar. Isso já elimina muitas dúvidas e te direciona a determinados modelos.

·         Menos de R$ 5.000,00 : Nacional usada ou importada muito usada. Ex: DT 200, DT 180, Tornado, XR 200, …

·         R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 : Nacional nova ou usada ou importada usada. Ex: XTZ 125, Tornado, CRF 230, …

·         R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00 : Nacional nova ou importada usada: CRF ou TTR 230, Tornado ou XTZ 250, CRF, WR, YZF, …

·         R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00 : Importada usada: CRFs, WRs, DRs, Husqs, GasGas, KTMs,…

·         Mais de R$ 20.000,00 : Importada nova ou usada: Vai ter que usar outros critérios…

Outro ponto importante é saber onde vai usar a moto. Se é apenas para trilha ou se vai correr algum enduro também, se vai andar apenas no fim de semana pra relaxar ou vai treinar motocross durante a semana pra melhorar a tocada.

·         Trilha e Rua: É meio complicado conciliar as duas coisas, você acaba com o seu pneu no asfalto e tem que andar com a moto cheia de tralhas na trilha (placa e afins), mas se não tem outro jeito… Ex: Tornado, XTZ 250, …

·         Só Trilha: Se o seu negócio é relaxar, ver a natureza, prefira moto próprias para enduro, com partida elétrica e suspensão mais macia. Você não vai querer bater pedal no seu dia de descanso. Ex: CRF e TTR 230, WR 250, CRF 450X, Husqs, KTMs …

·         Trilha e Enduro: Deve preferir as motos próprias para enduro. Suspensão, relação, partida e outras partes são preparadas para o que vai encontrar nas trilhas e podem facilitar muito a sua vida. Ex: CRF 250X, KTMs, WRs, …

·         Trilha e Motocross: Ai vai depender do seu gosto, você pode perfeitamente andar com as motos de enduro nas pistas de motocross, mas se gosta de moto mais “brava” e “dura” as motos de motocross são pra você. YZFs, CRFs, KXs, KTMs, …

·         Motocross: Você vai precisar de uma moto própria ou preparar muito uma que não é. Aqui o peso da moto, força do motor e regulagem mais dura da suspensão fazem toda a diferença. Ex: YZFs, CRFs, KXs, KTMs, …

·         Rally: Aqui você vai precisar de motor, muito motor, tanque maior e uma ótima suspensão. Melhor pegar logo uma WR 450F, CRF 450X ou partir logo pra uma KTM 690 e ir pro Rally Dakar.

Que tipo de piloto é você? essa pergunta também pode direcionar você a um determinado tipo de moto.

·         Iniciante e/ou roia: Hoje temos no Brasil duas motos especialmente fabricadas para o uso fora de estrada. As 230 da Yamaha e Honda são perfeitas para quem esta começando. Elas foram projetadas pra isso, tem suspensão, ciclistica, peso e um motor que ajuda o piloto nas mais diversas situações. A 230 exige pouca manutenção e é ideal tanto para quem esta começando quanto para quem não quer gastar R$ 20.000,00 numa moto nova. Se quiser uma importada, prefira as de enduro com menor cilindrada, pegar uma 450cc logo de cara pode ser bem perigoso.

·         Intermediário: A opção das 230 continua muito forte mas já dá pra arriscar uma importada mais forte.

·         Experiente sedentário: Como é experiente já sabe muito bem qual moto prefere, mas tenha em mente que não é um atleta e uma 450cc pode te esgotar facilmente na trilha.

·         Pró: Já sabe o que quer de uma moto.

Agora já sabemos quanto vamos gastar, onde vamos usar a moto, e seu nível de experiência, mas qual o motor da sua moto? Muito provavelmente você vai escolher um 450cc, tudo bem, eu entendo. Mas se você ainda tem duvidas, vamos à opções:

·         2 Tempos: Motos com motores 2T estão praticamente extintas, não existem mais motos nacionais e em 2009 apenas Yamaha e KTM dentre as grandes montadores fabricam motos de motocross com esse motor. Mas a KTM experimenta um grande sucesso de vendas com a 300cc de enduro e a Federação Internacional de Motociclismo - FIM esta estudando mudanças nas categorias do mundial para incluir as 2T de novo na briga. A moto tem o dobro da potência de uma 4T com a mesma cilindrada e custa a metade de preço para fazer o motor, mas exige mais manutenção e habilidade do piloto. Se quer uma importada e esta sem recursos uma dessas usada pode ser a solução. Se tem muito dinheiro e quer uma dessas, a 300cc da KTM ou outra europeia é pra você.

·         4 Tempos: Hoje as 4T dominam o mercado, todas as nacionais novas tem esse motor. As faixas de preço variam muito e o custo de manutenção é bem maior. Enquanto as 2T pararam no tempo após diversas restrições da legislação ambiental as 4T passaram por um grande salto tecnológico. Se quer o máximo do desenvolvimento em motos ou apenas uma nacional pra se divertir as 4T podem te satisfazer em qualquer faixa de preço.

·         230 4T: Essas motos são para pilotos de todos os níveis de tocada. A moto aguenta muito bem em trilhas e pista. A menos que tenha subidões incrivelmente altos na sua região, a 230 pode atender perfeitamente as suas necessidades.

·         125 2T ou 250 4T: Muito provavelmente você nunca usará todo o potencial dessas motos. Nos mundiais de enduro e motocross a diferença de tempo delas para as 450cc é mínima, até levando vantagem em determinadas pistas. Se vai começar a andar de importada, prefira elas, são mais fáceis de tocar e cansam muito menos.

·         250 2T ou 450 4T: Sei que esta doido por uma dessas, a moto é incrível, mas ela exige muito mais de você. No mundial, alguns pilotos tem que ganhar até 10Kg de massa para assumir uma dessas. A moto é mais pesada, mas com um motor de quase 50cv isso não significa nada se você estiver em cima dela.

Ainda temos que escolher a marca, mas essa é uma escolha muito pessoal. Os fatores racionais que devem ser levados em conta são a facilidade de encontrar peças de reposição, a demanda e valor de revenda da moto. No Brasil as marcas mais procuradas são Honda e Yamaha, mas algumas europeias tem motos incríveis e ótima distribuição de peças, tudo a seu custo.

Além disso fale com seu mecânico ou amigo que tenha a moto que pretende comprar e procure analises em sites e revistas, isso pode te poupar de muita dor de cabeça no futuro. Clicando na categoria motos você encontrará diversas informações sobres os modelos que procura.

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